Docência universitária: formação e desenvolvimento profissional de professores iniciantes

Autores

  • Zenira Maria Malacarne Signori Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml
  • Márcia de Souza Hobold Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723826602025035

Palavras-chave:

docência universitária, formação, desenvolvimento profissional docente

Resumo

Objetivamos com este artigo abordar a formação e o desenvolvimento profissional de professores universitários no início da carreira. O estudo decorre de uma pesquisa de doutorado que partiu do entendimento que a identidade profissional do professor universitário em início de carreira é forjada, em grande medida, nas reformas do Estado brasileiro e em suas políticas educacionais de cunho neoliberal (Signori, 2023). A base de dados empíricos constitui-se de entrevista semiestruturada com quatro professores universitários em início de carreira. O estudo permite a reflexão de que a fragilidade nas políticas de formação e desenvolvimento profissional docente leva os professores universitários iniciantes a enfrentarem muitos desafios em seu desenvolvimento contínuo. Nesse sentido, é fulcral que as universidades adotem estratégias formativas que visem o desenvolvimento profissional de seus docentes, promovendo formação continuada com seminários, debates e cursos buscando aprofundar os conhecimentos pedagógicos e didáticos, viabilizando espaços colaborativos para compartilhamento de experiências de ensino e aprendizagem. Afinal, desenvolver-se profissionalmente, enquanto docente universitário, envolve o domínio de múltiplas dimensões: científica, pedagógica, psicológica, filosóficas, tecnológica, dentre outras.

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Publicado

28-04-2025

Como Citar

SIGNORI, Zenira Maria Malacarne; HOBOLD, Márcia de Souza. Docência universitária: formação e desenvolvimento profissional de professores iniciantes. Revista Linhas, Florianópolis, v. 26, n. 60, p. 35–60, 2025. DOI: 10.5965/1984723826602025035. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/27190. Acesso em: 18 maio. 2025.