Percepções sobre o desenvolvimento profissional de professores em início de carreira na educação superior
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723826602025190Palavras-chave:
professores iniciantes, carreira docente, educação superiorResumo
O presente estudo objetivou apreender como se deu o desenvolvimento profissional de professores iniciantes na educação superior a partir de práticas de indução realizadas pela assessoria pedagógica universitária. Utilizou-se de pesquisa de cunho qualitativo que contou com a participação de sete assessores pedagógicos inseridos numa Istituição de Ensino Superior (IES) que acompanharam as ações de indução por um período de quatro anos de professores que estão na fase de iniciação na carreira e aqui apresenta o recorte de uma pesquisa maior. Os resultados mostraram que na realidade pesquisada encontramos “ações de indução” desenvolvidas pelas assessorias pedagógicas da instituição que contribuem para o desenvolvimento profissional dos professores iniciantes, porém não existem políticas de indução no Brasil. Os estudos realizados nessa temática favorecem o mapeamento da realidade brasileira e buscam apresentar as fragilidades e contribuir para a elaboração de políticas que acolham as necessidades de cada fase da carreira docente.
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