Diálogo, quefazer ético e inclusão na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI): uma prática de educação popular
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723826602025257Palavras-chave:
diálogo, quefazer ético, inclusão, EJAI, FreireResumo
O objetivo deste estudo é investigar como o diálogo possibilita um quefazer ético para a inclusão educacional na educação de jovens, adultos e idosos, tendo por reflexão um dos encontros dialógicos educativos com os estudantes da EJAI. Consiste em um recorte de pesquisa-ação que vem sendo desenvolvida desde 2022, com estudantes em condição de deficiência, em uma escola da rede municipal de ensino de Belém, em turma da EJAI, financiada pelo CNPq. O foco deste estudo é para a ética e a inclusão educacional na educação de jovens, adultos e idosos, tendo por base o pensamento educacional de Paulo Freire, sendo estabelecida a interface entre educação de jovens, adultos e idosos e a educação especial. Trata-se de uma pesquisa-ação, cujos participantes são estudantes em condição de deficiência da EJAI, no turno noturno, matriculados em diferentes turmas de uma escola municipal, bem como educadores de um Núcleo de Educação Popular. As estratégias metodológicas são levantamento bibliográfico, levantamento documental e dinâmicas pedagógicas efetivadas nos encontros dialógicos educativos. A sistematização e a análise das informações têm por base a prática educativa realizada com a turma de EJAI, destacando-se o conteúdo discursivo de um encontro educativo que tematizou saberes que envolvem as diferenças e a discussão do “corpo negro (afro-indígena) como resistência”. Entre os resultados destaca-se que o diálogo é fundamental para o desenvolvimento de um quefazer ético necessário à inclusão educacional de educandos com deficiência da Educação de Jovens, Adultos e Idosos.
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