Núcleos de formação docente como espaço para o desenvolvimento profissional docente na Educação Superior
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723826602025085Palavras-chave:
docência universitária, desenvolvimento profissional docente, núcleo de formação docenteResumo
Almeja-se compreender o processo de desenvolvimento profissional de docentes da Educação Superior em universidades públicas federais situadas na Região Centro-Oeste, a partir de pesquisa on-line e de análise documental empreendidas nas páginas eletrônicas das instituições investigadas (UFGD e UFMS, em Mato Grosso do Sul; UFMT e UFR, em Mato Grosso; UnB, no Distrito Federal; e, UFG, UFJ e UFCAT, em Goiás). Identificaram-se três Núcleos de Formação Docente, nomeados, respectivamente, Centro de Formação de Professores, na UFGD, Núcleo de Formação de Professores (NUFOP), na UFG, e Núcleo de Formação Pedagógica (NUFOP), vinculado à UNB. Denota-se que a existência de tais espaços é relativamente recente, sendo o Programa de Formação Pedagógica para os Docentes (PFPD) o mais antigo, datado da década de 1990, localizado na UFSC. Entre as atividades promovidas por esses Núcleos, localizou-se a predominância de palestras, presenciais e/ou remotas, seminários e oficinas. Esse formato comumente recorre a pesquisadores de outras IES para ministrar as atividades, evidenciando um subaproveitamento dos próprios quadros vinculados à IES promotora. Outro aspecto refere-se à vinculação dos Núcleos às Pró-Reitorias de Graduação. Depreende-se que os grupos de pesquisa que tematizam a formação de professores ficam subsumidos, sendo pouco acessados nas universidades selecionadas, além de não serem mencionados nas páginas eletrônicas dessas IES como parceiros nos/dos processos formativos. Os dados suscitados amparam a indicação da necessidade de políticas institucionais voltadas ao investimento para o desenvolvimento profissional docente no Ensino Superior, notadamente com o apoio e envolvimento do quadro docente interno a própria IES.
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