Primeiros anos de docência na Educação Superior: aportes para o debate sobre o aprender a ensinar

Autores

  • Isabel Maria Sabino de Farias Universidade Estadual do Ceará image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723826602025013

Palavras-chave:

aprendizagem da docência, iniciação ao ensino, professores iniciantes, docência universitária

Resumo

Aprender a ensinar é uma questão central no campo da formação de professores. Este texto aborda questões teóricas sobre a aprendizagem da docência com o objetivo de problematizar esse processo nos primeiros anos de exercício como professor na Educação Superior, ciclo decisivo do desenvolvimento profissional docente. Um exame teórico sobre o assunto, produzido com esteio em um estudo qualitativo de natureza bibliográfico, sustentado pelo debate em torno da formação do adulto professor, da inserção na profissão e da aprendizagem da docência pela via do desenvolvimento profissional docente (Marcelo Garcia; Vaillant, 2009; Marcelo Garcia, 1998, 1999, 2009; Nunes; Silveira, 2010; Pozo, 2002; Mizukami et al., 2006, 2010; Placco; Souza, 2015. Entre os resultados da análise destaca-se o reconhecimento do professor como adulto cuja aprendizagem é desenvolvimental, com forte sustentação na experiência, assim como a centralidade do conhecimento pedagógico no processo de aprender a ensinar. As conclusões explicitam a complexidade da docência na Educação Superior, marcada pela ampliação do tripé ensino, pesquisa e extensão, uma vez que a gestão caminha sobreposta a essas dimensões tradicionais do trabalho nesse contexto.

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Publicado

28-04-2025

Como Citar

FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Primeiros anos de docência na Educação Superior: aportes para o debate sobre o aprender a ensinar. Revista Linhas, Florianópolis, v. 26, n. 60, p. 13–34, 2025. DOI: 10.5965/1984723826602025013. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/27156. Acesso em: 18 maio. 2025.