Formação pós-graduada nos planejamentos estratégicos dos programas na área da educação
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723826602025132Palavras-chave:
educação superior, formação de pesquisadores, avaliação da pós-graduação, planejamento estratégicoResumo
Com este estudo, discutimos a formação pós-graduada no Brasil, objetivando analisar as ações voltadas à qualificação da dimensão da formação de pessoal discente, em cursos de doutorado, por meio de estudo documental dos planejamentos estratégicos dos programas de pós-graduação da Área da Educação. Na pesquisa, de natureza qualitativa e documental, analisamos 12 planejamentos estratégicos, constatando a recente proposição e elaboração dos documentos na Área da Educação, a diversidade na estrutura dos planejamentos, a ênfase na formação de pesquisadores e na docência, e a predominância de ações ou estratégias voltadas ao fluxo discente e à qualificação da produção científica. Concluímos que as ações formativas propostas se situam no âmbito do saber e do saber-fazer, demandando a prospecção de estratégicas diversificadas e intersubjetivas vinculadas ao saber viver.
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