Políticas nacionais de Educação Especial e agenda decisória: análise comparativa com base no Modelo de Múltiplos Fluxos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723826612025343

Palavras-chave:

agenda decisória, formulação de políticas públicas, Política Nacional de Educação Especial

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar comparativamente os processos de ascensão das Políticas Nacionais de Educação Especial de 2008 e 2020 à agenda decisória, à luz do Modelo de Múltiplos Fluxos de Kingdon, identificando semelhanças e diferenças nos fluxos de problemas, soluções e contexto político. Adotou-se uma abordagem qualitativa com base na análise documental de legislações, relatórios institucionais e literatura científica. Os resultados indicam que, embora ambos os processos tenham sido impulsionados por influências internacionais e demandas educacionais, a política de 2008 destacou-se pela promoção da participação social e pelo fortalecimento da educação inclusiva em classes comuns, enquanto a política de 2020 foi marcada por uma atuação restritiva à participação popular e por uma retomada de modelos segregacionistas. Os distintos contextos sociais, econômicos e políticos demonstram que ora o Estado está mais presente, ora limitado.

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Publicado

29-08-2025

Como Citar

HORTA, Ícaro Belém; TORRES, Josiane Pereira. Políticas nacionais de Educação Especial e agenda decisória: análise comparativa com base no Modelo de Múltiplos Fluxos. Revista Linhas, Florianópolis, v. 26, n. 61, p. 343–372, 2025. DOI: 10.5965/1984723826612025343. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/26955. Acesso em: 1 set. 2025.