A potência da leitura do literário na aprendizagem de crianças em processo de alfabetização

Autores

  • Elaine Cristina da Silva Martins Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723826622025226

Palavras-chave:

alfabetização, livro, leitura do literário

Resumo

Neste artigo, o objetivo é discutir a importância da leitura literária para crianças em classes de alfabetização, na perspectiva estética das narrativas hipertextuais infantis. A alfabetização é um tema debatido atualmente, especialmente em relação às práticas pedagógicas que priorizam o ensino tradicional da língua portuguesa, usando exercícios de escrita e memorização. Muitas vezes, as crianças não progridem na aprendizagem, não se tornam leitoras e escritoras de si mesmas, dos outros e de seu contexto. A leitura desde a infância permite que a criança reflita, questione, crie e compartilhe, enquanto se desenvolve e vivencia a humanização em ambientes escolares. Para essa reflexão, adotamos a pesquisa bibliográfica, destacando autores como Martins e Neitzel (2016), que afirmam que a literatura contemporânea, com elementos hipertextuais, pode levar a criança a avançar nas noções dos livros tradicionais; Freire (1989), que evoca a importância de ler texto e contexto, em um ato dinâmico de constituição do ser cidadão; e Soares (2021), que apresenta um complexo de alfabetização que articula fundamentos psicológicos, fonológicos, linguísticos e sociolinguísticos para uma prática pedagógica mais propositiva, em que se aprende a ler lendo e a escrever escrevendo. Acreditamos que a literatura infantil contemporânea pode ser um espaço de encontro e trocas. Portanto, as crianças em classes de alfabetização, quando garantido o direito ao livro e à leitura pelo brincar e experimentar com os livros, podem ampliar suas possibilidades de aprender, ensinar e conviver.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARTHES, R. O Prazer do texto. 5. ed. São Paulo: Perspectiva. 2010.

BARTHES, R. S/Z: uma análise da novela Sarrasine de Honoré de Balzac. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação básica: parecer CNE/CEB nº: 7/2010. Disponível em: file:///C:/Users/elain/OneDrive/%C3%81 rea%20de%20Trabalho/Univali%202023/curr%C3%ADculo_livro/Diretrizes_parecer-cneceb _no_72010_ aprovado_em_7_de_abril_de_2010.pdf. Acesso em: 06 jan. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília, DF: MEC: SEB: DICEI, 2013. 562 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF: MEC 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option= comdocman&view=download&alias=79611-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-1217pdf&cat egoryslug = dezembro-2017-pdf&Itemi d=30192. Acesso em: 06 jan. 2025.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF: MEC: SEB: DICEI, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Decreto n. º 11.556, de 12 de junho de 2023. Brasília, DF: ME, 2023. Disponível em: < https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-11.556-de-12-de-junho-de-2023-489126833> Acesso em: 06 jan. 2025.

BRASIL. Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – CNCA. Decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023 institui o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2023.

CASTRILLÓN, S. O direito de ler e de escrever. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2011.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

KIRINUS, G. Cigamiga e Formigarra. Curitiba: Braga, 1993.

KLEIMAN, A. B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 53, p. 1-25, dez., 2007. Disponível em: https://seer.unisc.br/index.php/signo/article/view/242. Acessado em: 06 jan. 2025.

LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Literatura infantil brasileira: história e histórias. São Paulo: Ática. 1999.

LIMA, L. F.; MARTINS, E.C. da S. Alfabetização e letramento possibilidades e/ou limites dos documentos curriculares municipais. Curitiba: Editora Bagai, 2024. p. 91.

MARTINS, E.C. da S.; NEITZEL, A. de A. Narrativas hipertextuais infantis. Curitiba: Appris, 2016, 169 p.

NEITZEL, A. de A. O jogo das construções hipertextuais. Florianópolis: Ed. Univali, 2009.

PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Ed. 34, 2008.

PETIT, M. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Ed. 34, 2009.

PETIT, M. Ler o mundo: experiências de transmissão cultural nos dias de hoje. São Paulo: Ed. 34, 2019.

REYES. Y. Ler e brincar, tecer e cantar: literatura, escrita e educação. São Paulo: Ed. Pulo do gato, 2012.

RAMOS, F. B.; NUNES, M. F. Efeitos da ilustração do livro de literatura infantil no processo de leitura. Educar em Revista, Curitiba: UFPR, n. 48, p. 251-263, abr./jun. 2013.

SOARES, M. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e escrever. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2021.

SOARES, M. Alfabetização e Letramento. 27 jul. 2016. 1 vídeo (9 min.). Publicado pelo canal Alfaletrar Cenpec. Disponível em: https://youtu.be/k5NFXwghLQ8?feature=shared. Acesso em: 06 jan. 2025.

VASCONCELOS, J. M. de. Meu pé de laranja lima. 2. ed. Rio de Janeiro: Melhoramentos,1975.

Downloads

Publicado

16-12-2025

Como Citar

MARTINS , Elaine Cristina da Silva. A potência da leitura do literário na aprendizagem de crianças em processo de alfabetização. Revista Linhas, Florianópolis, v. 26, n. 62, p. 226–245, 2025. DOI: 10.5965/1984723826622025226. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/26931. Acesso em: 17 dez. 2025.