Perspectivas de trabalho com Tarefas Matemáticas Potencialmente Inclusivas
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723825592024096Palavras-chave:
tarefas matemáticas, inclusão, educação matemáticaResumo
Neste artigo, propõe-se discutir perspectivas de investigações realizadas no Brasil que abordaram o uso de Tarefas Matemáticas Potencialmente Inclusivas. Para tal discussão, optou-se por analisar artigos que foram publicados em edições temáticas de periódicos brasileiros, organizadas pelo Grupo de trabalho Diferença, Inclusão e Educação Matemática, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Foram identificadas seis edições temáticas publicadas em cinco periódicos brasileiros, no período de 2013 a 2023, constituindo um corpus de 15 artigos. Na análise desses artigos, foi possível identificar que as investigações abordaram as tarefas: a) para mobilização de conceitos e promoção de aprendizagens; b) com recursos e abordagens diversificados, como materiais manipuláveis, adaptações de enunciados e abordagens teórico-metodológicas que se articularam com a Educação Matemática e a Educação Especial em uma perspectiva inclusiva. As investigações foram desenvolvidas na Educação Básica e/ou na formação inicial de professores e consideram temáticas diversificadas em termos de conteúdos matemáticos e deficiências/transtornos. Conclui-se que as investigações analisadas, que abordam o trabalho com Tarefas Matemáticas Potencialmente Inclusivas, colaboraram para a mobilização de conhecimentos de estudantes apoiados pela Educação Especial, uma vez que foram planejadas com intencionalidades que consideraram as subjetividades de aprendizagens.
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