Práticas formativas e profissionalização docente: um estudo na Escola de Referência (EREM) Joaquim Olavo – Regional de Educação da Zona da Mata Norte/PE

Autores

  • Taciana Marques de Sá Cruz e Souza Santos Universidade de Pernambuco image/svg+xml
  • Maria de Fátima Gomes da Silva Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723826622025307

Palavras-chave:

formação continuada, Práticas formativas, Profissionalização docente

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa acadêmica que teve por objetivo identificar, no âmbito da formação continuada de professores(as) da EREM Joaquim Olavo - Regional de  Educação da Zona  da Mata Norte/PE, práticas formativas que  contribuam para a profissionalização docente. Com relação aos procedimentos metodológicos, fez-se opção pela abordagem qualitativa de pesquisa. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado no Google Forms, e aplicado com 05 professores(as) do Ensino Médio. A análise dos dados foi realizada pela Análise de Conteúdo temático-categorial. Concluiu-se, com base nos resultados, que a formação continuada e a profissionalização docente apontam para, além da necessidade de políticas de formação e valorização do(a) professor(a), um planejamento formativo dentro de uma funcionalidade real, permitindo encontrar nexos para o processo de desenvolvimento profissional e ressignificação da prática.

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Biografia do Autor

Taciana Marques de Sá Cruz e Souza Santos, Universidade de Pernambuco

Mestra em Educação na linha de Formação de Professores pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco - PPGE-UPE, no Campus Mata Norte (Defesa em 29/02/2024). Graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS - AUTARQUIA EDUCACIONAL DE SERRA TALHADA (2003). Pós graduação em: Ensino da Língua Inglesa (2009) e Gestão e Coordenação na Educação (2018/ UPE - Polo Petrolina). Formadora certificada pela Universidade de São Carlos - UFSCAR (SP) em Comunidades de Aprendizagem. Professor - Secretaria de Educação de Pernambuco, desde 2006. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras. Exerceu cargo de Coordenador Geral de Educação Integral e Profissional na GRE do Sertão do Submédio São Francisco (2016 a 1018). Atualmente, exerce o cargo de UFM - chefia de Unidade do Fundamental e Médio - na Regional de Educação da GRE Mata Norte.

Maria de Fátima Gomes da Silva, Universidade de Pernambuco

Maria de Fátima Gomes da Silva- Livre Docente da Universidade de Pernambuco. Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto(2004). Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (2008-2011. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1989) e em Letras (Vernáculo e Francês) pela Universidade Católica de Pernambuco (1983). Defendeu em 2020 a tese de Livre Docência intitulada "Por uma práxis Interdisciplinar na Formação de Professores" na Universidade de Pernambuco. Foi coordenadora do subprojeto Pibid de Pedagogia- Universidade de Pernambuco-Campus Mata Norte de 2014 a 2022.Foi professora colaboradora da Universidade da Ilha da Madeira-Portugal, no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Inovação Pedagógica de 2005 a 2011. É líder do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Formação de Professores, Política e Gestão Educacional e do Grupo de Pesquisas Interinstitucional: O lugar da interdisciplinaridade no discurso de Paulo Freire. É coordenadora do Laboratório Pedagógico Brinquedoteca Universitária da Universidade de Pernambuco- Campus Mata Norte. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco-PPGE-UPE- Mestrado e Doutorado. Docente permanente do Doutorado Acadêmico da Rede Nordeste de Ensino-RENOEN em associação com a UFRPE, UFS,UFAL, UEPB, UFC, IFCE, UESB. Exerceu a função de Vice-Coordenadora do Fórum dos Coordenadores de Pós-Graduação em Educação da Região Nordeste/ FORPRED/ Nordeste de 2015 a 2019. Link do Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1996799211395009

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Publicado

16-12-2025

Como Citar

SANTOS, Taciana Marques de Sá Cruz e Souza; SILVA, Maria de Fátima Gomes da. Práticas formativas e profissionalização docente: um estudo na Escola de Referência (EREM) Joaquim Olavo – Regional de Educação da Zona da Mata Norte/PE. Revista Linhas, Florianópolis, v. 26, n. 62, p. 307–328, 2025. DOI: 10.5965/1984723826622025307. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/26397. Acesso em: 17 dez. 2025.