Os povos indígenas e tradicionais nas teses e dissertações na Amazônia Legal: questões de educação, direito e formação de professores(as)

Autores

  • Leila Maria Camargo Universidade Estadual de Roraima image/svg+xml
  • Jonilde Lima da Silva Prefeitura Municipal de Boa Vista
  • Emerson Daniel Targino Prefeitura de Manaus

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723825582024280

Palavras-chave:

povos indígenas e populações tradicionais, teses e dissertações, Amazônia Legal, direito à sociobiodiversidade, formação de professores(as), estado do conhecimento

Resumo

Neste trabalho, tratamos da questão: como os povos indígenas e populações tradicionais são abordados nas teses e dissertações produzidas nos programas de pós-graduação stricto sensu, no âmbito da Amazônia Legal. É uma pesquisa sobre o Estado de Conhecimento, de cunho qualitativo, que trabalhou com uma amostra de 70 trabalhos. O período analisado é de 2010-2022. O artigo é produto da “Pesquisa em Educação na Amazônia: história, política, formação de professores e diversidade cultural”, que integra o Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) e que busca compreender e identificar como se configura a educação na Amazônia em seus contextos histórico e político, bem como as dimensões da formação de professores e sua relação com a diversidade cultural. Na amostra, identificamos nas teses e dissertações um crescente interesse em pesquisas – especialmente nos últimos anos – em conhecer melhor as questões indígenas e de populações tradicionais, no que trata da compreensão dessas culturas, saberes, resistências e formação de professores(as) específicos. Embora ainda incipientes, as pesquisas analisadas neste artigo permitem que levantemos a hipótese de que esse interesse é resultante da maior presença de professores indígenas, quilombolas, ribeirinhos, entre outros sujeitos, nos cursos de pós-graduação, que vêm transformando, mesmo que ainda lentamente, os espaços da produção do conhecimento, despertando o interesse dos programas e desafiando as universidades a repensarem o campo de formação de professores especialmente nas Amazônias, de forma a construir um melhor diálogo com outras culturas e saberes, provocando fraturas nas visões colonizadoras presentes na região.

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Publicado

2024-07-29

Como Citar

CAMARGO, Leila Maria; SILVA, Jonilde Lima da; TARGINO, Emerson Daniel. Os povos indígenas e tradicionais nas teses e dissertações na Amazônia Legal: questões de educação, direito e formação de professores(as). Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 58, p. 280–308, 2024. DOI: 10.5965/1984723825582024280. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/25932. Acesso em: 4 nov. 2024.