A produção científica na Amazônia brasileira sobre os programas de formação continuada nas teses e dissertações e os desafios propostos no campo da formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723825582024249

Palavras-chave:

produção científica, formação continuada, Amazônia brasileira

Resumo

Este estudo objetiva analisar a formação continuada de professores como objeto de pesquisa nas teses e dissertações na produção científica na Amazônia brasileira no período de 2010 a 2020. Para isso, utilizamos como metodologia o estado de conhecimento a fim de se elucidar, nas pesquisas, os desafios enfrentados nesse campo. Dentre eles, podemos destacar a necessidade de lidar com a diversidade presente na região, considerando as diferenças culturais, socioeconômicas e geográficas, além da extensão territorial da Amazônia, que se configura como obstáculo para a implementação abrangente e contínua de ofertas de formação continuada. Essa reflexão permitiu pontuar, a partir das pesquisas, as recomendações e indicativos para melhorias e construção de políticas públicas aos diferentes níveis governamentais.  Concluímos que essas políticas devem ser inclusivas, contextualizadas e levar em consideração estratégias eficazes para se alcançar uma ampla cobertura territorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMADOR, Judenilson Teixeira. Formação continuada de professores do ensino fundamental centrada na escola: percepções de professores e formadores de melhoria da prática pedagógica. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

AMARAL, Miriam Matos. O trabalho do coordenador pedagógico e a formação continuada de professores centrada na escola inclusiva em Belém-PA. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

BEZERRA, Giselle Cristiane Pinto Moreira. Formação continuada docente na escola para o uso pedagógico de tecnologias digitais: um estudo sobre a escola Amazônica-Ananindeua/PA. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2015.

BRANCO, Cristina. Formação continuada de professores: focalizando a relação teoria-prática. Dia a Dia Educação, Curitiba, 2018. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_cristina_branc o.pdf. Acesso em: 15 out. 2022.

BRITO, Nicelma Josenila Costa de. Formação de professores e relações étnico-raciais: estudo sobre as produções científicas do período de 2003-2013. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

CAMARGO, Arlete Maria Monte de. A universidade na Região Amazônica: um estudo sobre a interiorização da UFPA. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 1997.

CAMARGO, Arlete Maria Monte de et al. Formação de professores nos Programas de Pós-Graduação em Educação na Amazônia brasileira. In: SIMPÓSIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO BRASIL, 4, 2021, Brasília, DF. Anais [...]. Brasília, DF: UnB, 2021.

CAMARGO, Rosimeire Dias de. Proinfantil: ressignificando as práticas pedagógicas na educação infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, 2012.

COSTA, Deyse Danielle Souza da. Formação continuada de professores: um estudo do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental no município de Moju no ano de 2014. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

COSTA, Maria da Conceição dos Santos. Trabalho e formação docente em educação física na educação de jovens e adultos na rede municipal de Belém/PA. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

DAVID, Gleibiane Silva. A prática da coordenação pedagógica dos Centros de Educação de Jovens e Adultos de Primavera do Leste e de Rondonópolis. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis, 2016.

DINIZ, Camila Castro. Formação continuada e prática de coordenadores pedagógicos no Maranhão: em cena o Programa Nacional Escola de Gestores. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2018.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Formação de professores, trabalho e saberes docentes. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 24, n. 3, p. 143-152, set./dez. 2015.

FERREIRA, Marilza Luiz. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a formação continuada e a prática pedagógica das professoras alfabetizadoras em uma escola estadual de Cáceres-MT. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, 2017.

FREIRE, Laura Maria Correa de Sá. Região Amazônica: novas ameaças e possíveis respostas. Revista da Escola Superior de Guerra, Rio de Janeiro, v. 20, n. 44, p. 71-127, jan./dez. 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAS JUNIOR, José Maria de. Políticas de tecnologia na educação e a formação de professores: um estudo da experiência do NIED/SEMEC-Belém-Pará. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.

FREITAS, Sirley Leite. Formação continuada e transformação da prática pedagógica: estudo com docentes de Ensino Médio em Rondônia. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Escolar) – Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.

FROZI, Valtrícia Lucelita. De contextos do fazer pedagógico: entre formação continuada e Tecnologias da Informação e Comunicação. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2012.

GOMES, Luciane de Almeida. Eu, o professor: um estudo sobre desenvolvimento profissional de professores de educação física em início de carreira. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2019.

HOFFMANN, Traudi. Formação continuada de arte/educadores nos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso (2009-2010). 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2012.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (org.). Vida de professores. Porto: Porto Editora, 2013. p. 31-62.

HYPOLITO, Álvaro Moreira. Processo de trabalho docente. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. Dicionário de trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. 1 CD-ROM.

LÁZARI, Eliane Siqueira de Medeiros. Política de formação dos profissionais do magistério da educação básica implementada pelo regime de colaboração a partir do Plano de Ações Articuladas (PAR). 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Mato Grosso, Cáceres, 2012.

LORENZZON, Márcia Roza. Narrativas dialogadas nos diários de campo reflexivos de professoras iniciantes: possibilidades de autoformação. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis, 2017.

MADUREIRA, Nila Luciana. Programa de Formação Continuada ALFAMAT e sua repercussão sobre o trabalho do professor em sala de aula. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

MAGALHÃES, Lígia Karam Corrêa de; AZEVEDO, Leny Cristina Soares Souza. Formação continuada e suas implicações: entre a lei e o trabalho docente. Cadernos Cedes, Campinas, SP, v. 35, n. 94, p. 15-36, 2015.

MARTINS, Ana Paula de Albuquerque. A formação continuada de professores da Rede Municipal de São Luís e a organização do ensino em ciclos: uma unidade de educação básica em foco. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2014.

MARTINS, Nayra Suelen de Oliveira. A identidade profissional do professor formador de professores para a Educação Inclusiva: formação docente e práticas pedagógicas. 2015. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Núcleo de Ciências Humanas, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.

MAULER, Isalú Cavalcante Muniz. O Mestrado Profissional em Ensino e a formação de professores da Educação Básica: desafios e perspectivas. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

MESQUITA JÚNIOR, Sérgio Paulo. Formação continuada para o letramento digital e sua influência na prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo na Rede Municipal de Educação de Manaus - AM. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Ciências da Educação, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2014.

MINGARELI, Regina Celia Farias. Políticas de formação da Rede Municipal de Educação de Rondonópolis - MT (2004 a 2008) e suas contribuições para a formação continuada na escola: dos cursos propostos à visão da coordenação pedagógica. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2011.

MONTEIRO, Maria do Rosário Guedes. Formação continuada de professores no Brasil: um estado da arte (2013-2016). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2017.

MOROSINI, Marilia Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barbosa. Estado do conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul./dez. 2014.

MOROSINI, Marilia Costa; KOHLS-SANTOS, Pricila; BITTENCOURT, Zoraia. Estado do conhecimento: teoria e prática. Curitiba: Editora CRV, 2021.

MONTEIRO, Renata Ribeiro. Professores de língua portuguesa: uma análise das concepções de formação contínua que norteiam os processos de desenvolvimento profissional na escola. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis, 2015.

NASCIMENTO, Flávia Costa do. Formação de Professores da Educação Infantil: a experiência de um curso de formação continuada. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

NEVES, Lucia Maria Wanderley. A sociedade civil como espaço estratégico de difusão da nova pedagogia da hegemonia. In: NEVES, Lucia Maria Wanderley (org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005. p. 85-126.

NEVES, Maria do Socorro Smith; ANDRADE, Antonia Costa. A formação de professores nos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: o contexto da Amazônia Legal. In: CAMARGO, Arlete Maria Monte de; ANDRADE, Antonia Costa; CAMARGO, Leila Maria (orgs.). A constituição do campo científico sobre formação de professores no contexto amazônico. Curitiba: CRV, 2022. p. 55-74.

OLIVEIRA, Marcia de Fátima de. Formação continuada para atuação pedagógica Inclusiva na Educação Infantil: um estudo no Sistema Municipal de Ensino de Belém - Pará. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

OLIVEIRA, Matildes Aparecida Trettel de. Coordenação pedagógica na escola: uma função para pedagogos? 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis, 2016.

PATRÍCIA, Márcia Ângela. Programa "além das letras": um estudo sobre a formação de professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino de Ariquemes-RO. Dissertação (Mestrado em Educação) – Núcleo de Ciências Humanas, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.

PEREIRA, Mary Jose Almeida. A política de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação de Belém: o Projeto Expertise sob o “olhar” dos professores. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.

PEREIRA, Mary Jose Almeida; PACHECO, Eduarda Assunção. Panorama das pesquisas apresentadas nas reuniões científicas regionais da ANPEd-Norte dos anos de 2016 a 2021 sobre a formação de professores na Amazônia brasileira. In: CAMARGO, Arlete Maria Monte de; ANDRADE, Antonia Costa; CAMARGO, L. M. (orgs.). A constituição do campo científico sobre formação de professores no contexto amazônico. Curitiba: CRV, 2022. p. 167-193.

PEREIRA, Oldair José Tavares. O professor iniciante da escola do campo e sua formação: por entre espelhos. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis, 2017.

REIS, Larina Gabriela Lima dos. A formação continuada dos professores dos anos iniciais da Escola Bosque: limites e possibilidades. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

ROCHA, Sádia Maria Soares Azevedo. História e memória de professoras: formação no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, em Palmas/TO. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2016.

RODRIGUES, Lanna Karina Araújo de Lima. Formação de professores em serviço: um estudo avaliativo junto aos egressos do Curso de Letras. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Sociais e Educação, Universidade do Estado do Pará, Belém, 2016.

SALES, Clotilde Tinoco. PNAIC Amazonas: a emergência de novas mediações para o acompanhamento pedagógico da formação continuada de professores alfabetizadores. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.

SANTOS, Maria Eliana Lima dos. Formação continuada e as contribuições para a construção da identidade dos docentes do IFRR Campus Boa Vista a partir dos pressupostos da institucionalização dos IF. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2017.

SAVIANI, D. Da nova LDB ao Novo Plano Nacional de Educação: por uma outra política educacional. Campinas: Autores Associados, 2000.

SCHAVAREN, Marcela Bonet Becher. O Projeto de Estudos e Intervenção Pedagógica (PEIP): o que dizem professores de matemática do ensino médio de uma escola estadual do estado de Mato Grosso. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2018.

SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Saldanha da; ABREU, Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante. Organismos internacionais e as políticas de formação de professores na produção acadêmica da pós-graduação em educação na região Norte do Brasil. In: CAMARGO, Arlete Maria Monte de; ANDRADE, Antonia Costa; CAMARGO, Leila Maria (orgs.). A constituição do campo científico sobre formação de professores no contexto amazônico. Curitiba: CRV, 2022. p. 75-102.

SILVA, Ângela Aparecida de Souto. Programa de formação continuada mídias na educação: o diário de bordo como recurso para reflexão crítica na formação do professor-cursista. 2016. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016.

SILVA, Cristina de Campos. Formação continuada: "o Sala de Educador” como espaço de produção de conhecimento. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação e Linguagem, Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, 2014.

SILVA, Cleudilanda Paula Pimenta da. Formação continuada de professores iniciantes no município de Rio Branco/Acre. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2018.

SILVA, Eva Batista dos Santos. Observatório da Educação Região Centro-Oeste: trajetória e formação continuada de professores bolsistas. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação e Linguagem, Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, 2018.

SILVA, Francisca Janice. Formação Continuada de Professores de Educação Infantil em Paragominas/PA. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Sociais e Educação, Universidade do Estado do Pará, Belém, 2019.

SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro; ROCHA Deise Ramos. Mediações, contradições e as condições de trabalho de professores iniciantes: elementos determinantes para a desistência ou resistência na carreira. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PROFESSOR PRINCIPIANTE E INSERÇÃO PROFISSIONAL À DOCÊNCIA, 7, 2021. Sevilha, Espanha. Anais [...]. Sevilha: Universidade de Sevilha, 2021. Disponível em https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-59375. Acesso em: 18 nov. 2023.

SILVA, Mendes Solange Lemes da. Práticas formativas em Mato Grosso sob o olhar de professores iniciantes. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis, 2014.

SOARES, Gabriel Henrique Miranda. A teoria do capital humano e as pedagogias liberais pós-modernas presentes nas políticas de formação de professores. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Ciências da Educação, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016.

SOUSA, Rozilene de Morais. Professores iniciantes e professores experientes:

articulações possíveis para a formação e inserção na docência. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis, 2015.

SOUZA, Cristian Rafael Silva. A formação continuada de professores de Educação Física na Rede Municipal de Ananindeua/PA: contradições e perspectivas nos caminhos para emancipação. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

SOUZA, Sueli de Oliveira. Desenvolvimento profissional do professor experiente no projeto colaborativo universidade/escolas: desafios e necessidades formativas. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis, 2017.

TÓDA, Daniela Tissuya Silva. A formação dos professores ministrantes do Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica (EMMTEC) do estado de Rondônia. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Ciências da Educação, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2018.

TOMAZELI, Lenir. Formação continuada de professores que ensinam matemática no primeiro ciclo: análise do projeto de estudos e intervenções pedagógicas em uma escola pública de Cáceres – MT. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2018.

VAZ, Marilza Jiacomini Rubinho. Projeto Sala de Educador em uma escola de Pontes e Lacerda: política de formação continuada em Mato Grosso. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, 2016.

VINENTE, Neila Gonçalves. O PNAIC e a formação continuada de professoras alfabetizadoras: uma realidade no município de Humaitá - Amazonas. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) – Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA, Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2019.

Downloads

Publicado

2024-07-29

Como Citar

PEREIRA, Mary Jose Almeida; VILLAREAL, Gabriela Milenka Arraya; PACHECO, Eduarda de Assunção. A produção científica na Amazônia brasileira sobre os programas de formação continuada nas teses e dissertações e os desafios propostos no campo da formação de professores. Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 58, p. 249–279, 2024. DOI: 10.5965/1984723825582024249. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/25931. Acesso em: 26 set. 2024.