A produção científica na Amazônia brasileira sobre os programas de formação continuada nas teses e dissertações e os desafios propostos no campo da formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723825582024249Palavras-chave:
produção científica, formação continuada, Amazônia brasileiraResumo
Este estudo objetiva analisar a formação continuada de professores como objeto de pesquisa nas teses e dissertações na produção científica na Amazônia brasileira no período de 2010 a 2020. Para isso, utilizamos como metodologia o estado de conhecimento a fim de se elucidar, nas pesquisas, os desafios enfrentados nesse campo. Dentre eles, podemos destacar a necessidade de lidar com a diversidade presente na região, considerando as diferenças culturais, socioeconômicas e geográficas, além da extensão territorial da Amazônia, que se configura como obstáculo para a implementação abrangente e contínua de ofertas de formação continuada. Essa reflexão permitiu pontuar, a partir das pesquisas, as recomendações e indicativos para melhorias e construção de políticas públicas aos diferentes níveis governamentais. Concluímos que essas políticas devem ser inclusivas, contextualizadas e levar em consideração estratégias eficazes para se alcançar uma ampla cobertura territorial.
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