Educação nas Amazônias e a formação de professores e professoras na pós-graduação stricto sensu nos estados do Pará e do Amapá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723825582024190

Palavras-chave:

formação de professores, formação permanente, pós-graduação, educação nas Amazônias

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar tendências da formação de professores e professoras no contexto da pós-graduação das áreas de avaliação de educação e ensino na Amazônia brasileira, com foco nas pluralidades dos saberes da região, com recorte para os estados do Pará e do Amapá. Caracteriza-se a pesquisa como um estado do conhecimento que se utilizou dos estudos de Morosini, Kohls-Santos e Bittencourt (2021), da técnica de análise de conteúdo a partir de Bardin (2016) e da abordagem qualitativa. O corpus do estudo foi constituído por teses e dissertações dos programas de pós-graduação em educação da UFPA e da UNIFAP, e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, o ProfEPT, da área de ensino e realizado em rede pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A busca utilizou o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e o Observatório do ProfEPT. O recorte temporal compreendeu os anos de 2018 a 2022 e o aporte teórico crítico, alinhado à defesa da diversidade sociocultural dos povos amazônidas, é balizado por autores que discorrem sobre formação de professores numa perspectiva de formação humana emancipadora. Os resultados mostram o total de 15 trabalhos, vinculados a três linhas de pesquisa, uma linha em cada programa. As produções problematizam a formação de professores e os saberes das Amazônias principalmente nas temáticas de Políticas Educacionais, Educação do Campo e Currículo. Entre as tendências, destacamos: as organizações dos programas em rede e, nas teses e dissertações, o posicionamento crítico, contra-hegemônico. Esperamos contribuir com novas perspectivas para o campo do conhecimento da formação de professores nas Amazônias a fim de que substanciem novos estudos, políticas e práticas educacionais para o território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Grupos de pesquisa: formação ou burocratização? Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 23, p. 133-138, nov. 2012. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/176. Acesso em: 16 nov. 2023.

ANDRÉ, M. E. D. A. Formação de Professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010.

ANDRÉ, Marli; PRINCEPE, Lisandra. O lugar da pesquisa no Mestrado Profissional em Educação. Educar em Revista, Curitiba, n. 63, p. 103-117, jan./mar. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n63/1984-0411-er-63-00103.pdf. Acesso em: 2 jan. 2022.

ANTUNES, Ricardo; ALVES, Giovanni. As mutações no mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 87, p. 335-351, maio/ago. 2004.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARROSO, João. O estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 725- 751, out. 2005. Número especial.

BARROSO, João. O Estado e a educação: a regulação transnacional, a regulação nacional e a regulação local. In: BARROSO, J. (org.). A regulação das políticas públicas de educação: espaços, dinâmicas e actores. Lisboa: Educa/Unidade de I&D de Ciências da Educação, 2006. p. 41-70.

BOURDIEU, Pierre. O campo político. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, DF, n. 5, p. 193-216, jan./jul. 2011. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/1761/1549. Acesso em: 7 out. 2021.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 5 de outubro de 1988. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, ano 126 n. 191-A, p. 1-32, 5 out. 1988.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Seção 1, Brasília, DF, ano 134 n. 248, p. 27839, 23 dez. 1996. PL 1258/1988.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 28 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, seção 1, Brasília, DF, ano 145, n. 253, p. 1-3, 30 dez. 2008. PL 3775/2008.

CABRITO, Belmiro Gil. A mercadorização da educação e a intensificação do trabalho do

professor do ensino superior, em Portugal. RVE-Revista Ver a Educação, s.l, v. 12, n. 1, p. 89-102, jan./jun. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/rve/article/view/1003/1454. Acesso em: 20 nov. 2018.

CAPES. Plataforma Sucupira. Cursos avaliados e reconhecidos. s.l 2018-2022. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoBuscaAvancada.jsf. Acesso em: 16 nov. 2023.

CAPES. Catálogo de teses e dissertações. s.l, 2018-2022. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em: 15 nov. 2023.

CAMARGO, Arlete M. M. A constituição do campo da formação de professores para a Amazônia. In: CAMARGO, Arlete Maria Monte de; ANDRADE, Antonia Costa; CAMARGO, Leila Maria Camargo (orgs.). A constituição do campo científico sobre formação de professores no contexto amazônico. Curitiba: CRV, 2022. p. 19-33.

CAMARGO, Arlete M. M. et al. Formação de professores nos programas de pós-graduação em educação na Amazônia brasileira. In: SIMPÓSIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO BRASIL, 4., 2021, Brasília, DF. Anais [...]. Brasília, DF: UnB, 2021.

CAMARGO, Leila M.; HAGE, Salomão A. M.; GOMES, Raimunda K. S.; FIGUEIREDO, Arthane M. Diversidade sociocultural e currículo nas Amazônias: desafios no enfrentamento à monocultura das mentes. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 238-261, jan./mar. 2022. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/issue/view/2677. Acesso em: 6 out. 2023.

CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de

Educação, Rio de Janeiro, n. 24, p. 5-15, set./dez. 2003. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/rbedu/a/n5nc4mHY9N9vQpn4tM5hXzj/?format=pdf&lang=p. Acesso em: 5 out. 2023.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade

neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília, DF: Editora UnB, 2001.

FIGUEIREDO, Arthane M.; CAMARGO, Leila M.; HAGE, Salomão A. M. Direito à educação e currículos em disputa nas Amazônias: defesa da educação pública com a garantia da diversidade. Currículo sem Fronteiras, v. 22, e2180, 2022. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol22articles/2180-figueiredo-camargo-hage.pdf. Acesso em: 28 nov. 2023.

FORMOSINHO, João. Ser Professor na escola de massas. In: FORMOSINHO, João (coord.).

Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto, Portugal: Porto Editora, 2009. (Coleção Currículo, Políticas e práticas).

FREIRE, Paulo. Política e educação. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO. [IFES]. Resolução CS nº 161, de 16 de setembro de 2016. Vitória - ES: IFES, 2016. Disponível em: https://profept.ifes.edu.br/images/stories/ProfEPT/Turma2017/Documentos/Res_CS_161_2016_-Cria_o_Programa_de_P%C3%B3s-gradua%C3%A7%C3%A3o_em_Educa%C3%A7%C3%A3o_Profissional_e_Tecnol%C3%B3gica_e_aprova_seu_Regulamento_interno.pdf. Acesso em: 10 set. 2023.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO. [IFES]. Regulamento. Vitória - ES: IFES, 2016. Disponível em: https://profept.ifes.edu.br/images/stories/ProfEPT/Turma_2018/Regulamento/Res_CS_22_2018_-_Regulamento.pdf. Acesso em: 10 set. 2023.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO. Observatório do ProfEPT. Triângulo Mineiro: IFTM, 2019-2022. Disponível em: https://obsprofept.midi.upt.iftm.edu.br/. Acesso em: 15 nov. 2023.

KUENZER, Acácia Zeneida. Trabalho e escola: a flexibilização do ensino médio no contexto do regime de acumulação flexível. Educação & Sociedade, Campinas, v. 38, n. 139, p. 331-354, abr./jun. 2017.

LIMA, Iranete M. S.; HAGE, Salomão A. M. S.; SOUZA, Dileno D. L. de. O legado de Paulo Freire em marcha na Educação e na Escola do Campo. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 16, p. 1-17, 2021. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.16.16683.039. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16683. Acesso em: 28 nov. 2023.

MAINARDES, Jefferson. Grupos de pesquisa da área de educação no Brasil: revisão de literatura. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 65, p. 1-23, 2021. Disponível em: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/3260/2627. Acesso em: 15 nov. 2023.

MARCELO GARCÍA, Carlos. Formação de professores. Portugal: Porto Editora, 1999.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política: livro 1: o processo de produção do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2017.

MAUÉS, Olgaíses Cabral. A agenda global da educação no contexto da Covid-19. Revista Linhas, Florianópolis, v. 22, n. 49, p. 187-216, maio/ago. 2021.

MOROSINI, Marilia; KOHLS-SANTOS, Pricila; BITTENCOURT, Zoraia. Estado do conhecimento: teoria e prática. Curitiba: CRV, 2021.

OLIVEIRA, Dalila A. Regulação das políticas educacionais na América Latina e suas

consequências para os trabalhadores docentes. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 753-775, out. 2005. Número especial.

OLIVEIRA, Dalila. A. Apresentação. In: OLIVEIRA, Dalila A. et al. (orgs.). Políticas educacionais e a reestruturação da formação do educador: perspectivas globais e comparativas. Petrópolis: Vozes, 2019. p. 7-16.

OLIVEIRA, Dalila A. Da promessa de futuro à suspensão do presente: a teoria do capital humano e o Pisa na educação brasileira. Petrópolis: Vozes, 2020.

ROSA, Ana C. F.; CAMARGO, Arlete M. M. de. Homeschooling: o reverso da escolarização e da profissionalização docente no Brasil. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-21, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.14818.036. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14818. Acesso em: 5 out. 2023.

ROSA, Ana C. F.; RODRIGUES, Glenda C. M. C.; ABREU, Lucenilda S. M. C. O protagonismo dos organismos internacionais na definição de forma e conteúdo do currículo da formação docente. In: MAUÉS, Olgaíses Cabral et al. Políticas educacionais no contexto da internacionalização. Belo Horizonte: Fino Traço, 2022. p. 51-84.

SANTOS, Boaventura de S. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. (Coleção Questões de nossa época; v. 11).

TORRES SANTOMÉ, Jurjo. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

TORRES SANTOMÉ, J. Formación del Profesorado y educación como proyecto político e inclusivo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84911, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/HNnqyWh9rjcwTs3NSqHvmbQ/abstract/?lang=es. Acesso em: 20 nov. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. PPEB: curso de doutorado aprovado: nota. Belém: UFPA, 30 ago. 2023. Disponível em: https://ppeb.propesp.ufpa.br/index.php/br/. Acesso em: 19 nov. 2023.

Downloads

Publicado

2024-07-29

Como Citar

ROSA, Ana Claudia Ferreira; HAGE, Salomão Antônio Mufarrej; FIGUEIREDO, Arthane Menezes. Educação nas Amazônias e a formação de professores e professoras na pós-graduação stricto sensu nos estados do Pará e do Amapá. Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 58, p. 190–219, 2024. DOI: 10.5965/1984723825582024190. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/25929. Acesso em: 26 set. 2024.