A formação de professores na Região Norte: a atuação dos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723825582024139

Palavras-chave:

grupos de pesquisas, formação de professores, Amazônias

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar como se configura a pós-graduação em Educação na Amazônia em seus contextos históricos e políticos, e sua relação com a diversidade cultural, buscando expor a configuração e as repercussões dos trabalhos dos grupos de pesquisa sobre formação de professores cadastrados no Diretório de Grupos do CNPq localizados no estado do Amapá. No problema de pesquisa, buscou-se responder qual a configuração, quais as repercussões da produção científica dos grupos de pesquisa sobre formação de professores cadastrados no Diretório de Grupos do CNPq, localizados no estado de Amapá, vêm apresentando? Trata-se de um estudo crítico com abordagem quali-quantitativa e análise documental. A institucionalização de grupos de pesquisas sobre formação de professores na estrutura acadêmico-científica brasileira contribuiu para o fortalecimento das pesquisas acerca dessa temática nas Amazônias com repercussões na produção de pesquisas, ensino e extensão. Os grupos constituem-se como espaços importantes de formação de professores e pesquisadores, a partir da premissa do trabalho colaborativo e entre pares. A pesquisa identificou que a temática formação de professores na Amazônia foi a que teve maior incidência de citações, o que indica o impacto da produção científica dos líderes de grupos de pesquisa em outras pesquisas. Observa-se que tal temática tem se constituído em um campo de interesses epistemológicos nas Amazônias em função de um conjunto de mudanças advindo de transformações do sistema capitalista que requer um novo perfil de formação da classe trabalhadora.

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Publicado

2024-07-29

Como Citar

ANDRADE, Antonia Costa; MATOS, Cleide Carvalho de. A formação de professores na Região Norte: a atuação dos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq. Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 58, p. 139–163, 2024. DOI: 10.5965/1984723825582024139. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/25927. Acesso em: 26 set. 2024.