Programas de formação de professores da Universidade Estadual do Maranhão: o que os dados revelam?

Autores

  • Ana Lúcia Cunha Duarte Universidade Estadual do Maranhão image/svg+xml
  • Fabíola de Jesus Soares Santana Universidade Estadual do Maranhão image/svg+xml
  • Maria José Santos Rabelo Universidade Estadual do Maranhão image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723825582024086

Palavras-chave:

formação inicial de professores, programas especiais de formação, Universidade Estadual do Maranhão

Resumo

Este artigo aborda a política de formação inicial para professores da educação básica, desenvolvida pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, ao longo de 30 anos, por meio de cinco programas especiais: Programa de Capacitação de Docentes (PROCAD), Programa de Qualificação de Docentes (PQD), Programa Darcy Ribeiro, Programa Ensinar e Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica do Maranhão (PROETNOS), os dois últimos em andamento. O objetivo principal deste estudo é analisar qual foi a contribuição dos programas especiais desenvolvidos pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA para atender à melhoria da qualificação de docentes da rede pública no estado do Maranhão e às exigências previstas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nº 9.394/1996 e demais documentos relativos à formação inicial de professores em nível superior. Além de pesquisa bibliográfica sobre formação de professores, a abordagem adotada foi qualitativa e quantitativa com análise de documentos institucionais, além do Censo da Educação Básica. Como resultado das análises, constataram-se a relevância e o impacto dos programas especiais quanto à diminuição do número de professores sem formação inicial em nível superior na rede pública de ensino do estado do Maranhão.

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Publicado

2024-07-29

Como Citar

DUARTE, Ana Lúcia Cunha; SANTANA, Fabíola de Jesus Soares; RABELO, Maria José Santos. Programas de formação de professores da Universidade Estadual do Maranhão: o que os dados revelam?. Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 58, p. 86–109, 2024. DOI: 10.5965/1984723825582024086. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/25925. Acesso em: 22 dez. 2024.