Tensões e impasses na Reforma do Ensino Médio: a implementação escolar do Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense na visão dos professores de História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723826602025308

Palavras-chave:

ensino de História, Novo Ensino Médio, BNCC, Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense (CBTCem)

Resumo

Este artigo é um recorte da dissertação intitulada “Reinvenções do currículo no neoliberalismo: o ensino de História na transição para o Novo Ensino Médio (Lages. SC: 2017-2022)”. Abordamos especificamente a experiência dos professores de História na implementação escolar do Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense (CBTCem), em três escolas da cidade de Lages, SC, dentro do recorte temporal de 2022, ano de implementação do Novo Ensino Médio no Brasil. O objetivo da investigação foi reconhecer as tensões em torno da definição do currículo de História a ser ensinado no Ensino Médio durante o processo de implementação da BNCC e o uso dos cadernos do Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense por parte dos professores de História. Para a construção deste trabalho, utilizamos o método de análise de conteúdo qualitativo (Flick, 2009), desenvolvido na análise dos cadernos e das entrevistas semiestruturadas. Desse modo, analisam-se as narrativas dos professores do componente curricular de História acerca de suas experiências durante o primeiro ano de implementação do Novo Ensino Médio. A análise dos dados permitiu considerar que a BNCC regula a organização curricular do sistema educacional brasileiro, atuando de forma abrangente e compulsória. Porém, as mudanças propostas na base não estão em consonância com os anseios dos professores, pois não superaram as deficiências identificadas no âmbito das escolas públicas e apontadas pelo CBTCem, tal como evidenciado nesta pesquisa.

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Publicado

28-04-2025

Como Citar

SILVA, Pedro; VAZ , Rafael Araldi. Tensões e impasses na Reforma do Ensino Médio: a implementação escolar do Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense na visão dos professores de História. Revista Linhas, Florianópolis, v. 26, n. 60, p. 308–332, 2025. DOI: 10.5965/1984723826602025308. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/25589. Acesso em: 18 maio. 2025.