Formação Continuada em Infecções Sexualmente Transmissíveis: as contribuições da Educomunicação em Saúde
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723826602025279Palavras-chave:
educação continuada, educação profissional, competência digital, tecnologia educativa, educação em saúdeResumo
O uso de tecnologias digitais da informação e comunicação tornou-se essencial na formação de profissionais de diferentes áreas. Os espaços midiáticos e tecnológicos ganharam grande destaque na educação, inclusive na educação em saúde, permitindo a integração com a prática diária. Desta forma, desenvolvemos um produto educomunicativo, de formação continuada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Prevenção Combinada, denominado "InformaAção”, no formato on-line (educação a distância). Neste trabalho, o objetivo foi avaliar a contribuição do curso para o conhecimento sobre IST, pré e pós-formação continuada. Para tanto, realizamos um estudo transversal, qualitativo com enfoque descritivo. Participaram 30 profissionais de saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), de ambos os sexos, com perfil predominantemente feminino, nas categorias de técnico de enfermagem e de enfermagem. A formação continuada no tema IST foi uma iniciativa pioneira para uma parcela dos sujeitos participantes do curso. A análise final mostrou resultados positivos nos conhecimentos adquiridos sobre IST. A média de acertos no pós-teste (77,3%) aumentou em comparação ao pré-teste (72,2%). Após a conclusão, todos os participantes (100%) concordaram que recomendariam o curso a outros, e a maioria deles (90%) afirmou que faria novamente um curso naquele formato. A proposta de ensino a distância aliada à educomunicação mostrou ser uma abordagem possível para desenvolver a formação continuada em IST, conforme os resultados de aprendizagem, a satisfação dos participantes, a intenção de realizar mais cursos no mesmo formato e de aprofundar os conhecimentos no tema proposto.
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