Ecos do Pibid e PRP em memoriais de formação no Estágio Supervisionado Obrigatório em letras na UFRPE

Autores

  • Thaís Ludmila da Silva Ranieri Universidade Federal Rural de Pernambuco image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723824562023045

Palavras-chave:

Pibid, PRP, ESO, UFRPE, memorial

Resumo

Este artigo buscou identificar os objetivos dos programas Pibid e PRP em memoriais escritos pelas alunas da disciplina ESO IV – Lic. em Letras do Curso de Licenciatura Letras – Português e Espanhol da UFRPE. Para tanto, partimos das considerações sobre o gênero memorial apresentado por Câmara e Passeggi (2012), Passegi, Souza e Vicentine (2011), Dourado (2013), além de Dionísio (2018) e Soares (2001). Apresentamos também as considerações em torno da disciplina ESO IV – Lic. em Letras que levaram a optar pelo memorial como instrumento avaliativo. Nosso corpus foi construído por fragmentos de memoriais em que o Pibid e o PRP apareciam na reflexão em torno do processo formativo das licenciandas. Por fim, conseguimos identificar nos fragmentos analisados os objetivos dos programas e de que forma contribuíram com a formação inicial das licenciandas.

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Publicado

2023-12-11

Como Citar

RANIERI, Thaís Ludmila da Silva. Ecos do Pibid e PRP em memoriais de formação no Estágio Supervisionado Obrigatório em letras na UFRPE. Revista Linhas, Florianópolis, v. 24, n. 26, p. 45–64, 2023. DOI: 10.5965/1984723824562023045. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/24427. Acesso em: 21 fev. 2024.