Docência em formação: evidências e desafios dos programas PIBID e RP no Tocantins em tempos de pandemia

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DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723824562023032

Palavras-chave:

formação docente, Tocantins, Pibid – RP

Resumo

O presente artigo tem como propósito abordar a formação docente no Tocantins, realizada no âmbito dos programas institucionais denominados Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP), ambos ofertados na forma de editais pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC) com o intuito de fortalecer a docência e a prática do magistério na interlocução entre a universidade e a escola pública. Através dos diferentes cursos de licenciatura, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) foi contemplada, em particular, nos editais viabilizados entre o final de 2020 e início de 2022, justamente no contexto da pandemia COVID 19, constituindo um momento diferenciado no campo da experiência pedagógica. Posto isso, nosso propósito visa expor as interfaces e os desafios apresentados no processo formativo pandêmico, por meio das ações pedagógicas realizadas e mediadas no modo remoto, híbrido e presencial nas escolas. Tal cenário permitiu refletir acerca dos estudos e da materialização das atividades produzidas, as ações diferenciadas e as propostas inovadoras do ensinar e aprender, num contexto desafiador que colocou em questão a limitação da sociabilidade requerida no espaço escolar. Como procedimento, apresentamos em dados a expressividade dos programas na constituição dos participantes, entre licenciandos dos diversos cursos e professores das escolas, nas diferentes regiões e municípios do estado. A capilaridade dos programas conferiu a dimensão e o impacto das experiências, projetos e materiais didáticos e metodologias, num tempo em que a docência e o espaço escolar ressignificaram outras formas de ensinar e aprender.

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Referências

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Publicado

2023-12-11

Como Citar

PADOVAN , Regina Célia; GOMES, Érica Cupertino. Docência em formação: evidências e desafios dos programas PIBID e RP no Tocantins em tempos de pandemia. Revista Linhas, Florianópolis, v. 24, n. 26, p. 32–44, 2023. DOI: 10.5965/1984723824562023032. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/24426. Acesso em: 21 fev. 2024.