Pibid e Residência Pedagógica e seus impactos na formação docente: percepção de coordenadores institucionais

Autores

  • Cristiane Antonia Hauschild Johann Univates image/svg+xml
  • Jaqueline Rabelo de Lima

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723824562023012

Palavras-chave:

Pibid, residência pedagógica, formação docente, identidade docente

Resumo

Este trabalho visa a apresentar impactos na formação docente a partir da percepção de professores coordenadores institucionais em relação à participação de estudantes de licenciatura no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid e no Programa de Residência Pedagógica – PRP. Os programas Pibid e Residência Pedagógica são políticas públicas de incentivo e valorização do magistério que permitem vivenciar a indissociabilidade entre teoria e prática, universidade e escola. A coleta dos dados foi realizada por meio do formulário Google, e possui 223 sujeitos de pesquisa, pertencentes a 172 diferentes IES brasileiras, dos quais 112 Coordenadores(as) Institucionais do Pibid, 106 do Residência Pedagógica e 03 ex-coordenadores institucionais, que responderam à seguinte questão: Na sua percepção, quais os impactos dos Programas na formação dos futuros professores? Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2011), resultando em quatro categorias: Modelo Pedagógico, Identidade Docente, Articulação (Escola e Universidade ou entre licenciaturas) e Impacto e permanência na licenciatura. Dos resultados obtidos infere-se que o modelo utilizado nos programas, do qual destaca-se a articulação entre Universidade e Escola da educação básica, alimenta o processo de fortalecimento das licenciaturas e contribui de forma significativa para a consolidação da identidade docente.

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Publicado

2023-12-11

Como Citar

JOHANN, Cristiane Antonia Hauschild; LIMA, Jaqueline Rabelo de. Pibid e Residência Pedagógica e seus impactos na formação docente: percepção de coordenadores institucionais . Revista Linhas, Florianópolis, v. 24, n. 56, p. 12–31, 2023. DOI: 10.5965/1984723824562023012. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/24425. Acesso em: 26 dez. 2024.