POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS EMANCIPATÓRIAS: a eja e a educação profissional frente o desafio da emancipação humana.
Resumo
Este estudo propõe uma reflexão sobre o significado emancipatório das políticas educacionais no âmbito da educação de jovens e adultos e da educação profissional. A questão abordada é qual o sentido da emancipação humana presente nas políticas educacionais de eja e de educação profissional. Para isso é feita uma fundamentação do conceito de emancipação humana a partir da leitura dos seguintes pensadores: Immanuel Kant, Karl Marx, Theodor Adorno e Paulo Freire. Após essa fundamentação é feita uma explanação crítica das políticas educacionais do Brasil nos últimos anos. Esta reflexão conduz a uma comparação entre o significado originário da emancipação humana, fundamentado filosoficamente, e sua real efetivação na configuração das políticas públicas educacionais de eja e de educação profissional. O resultado desta análise é a precariedade e a fragmentação que se encontram as ações governamentais no âmbito educacional, ficando portanto longe do ideal de educação emancipatória presente tanto na filosofia moderna de Kant quanto na educação popular de Freire.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.