A Educação Especial pelo viés do Atendimento Educacional Especializado no Ensino Superior: perspectivas a partir da mediação dos Núcleos Locais da Universidade Estadual de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723825582024309Palavras-chave:
inclusão educacional, educação especial, núcleos locaisResumo
Este artigo objetiva investigar a atuação dos núcleos locais de acessibilidade na promoção e garantia da Educação Especial através da oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE – na Universidade Estadual de Goiás – UEG. A questão que motivou o estudo e reverbera em sua problemática é: em que medida os Núcleos Locais da UEG oferecem possibilidades de oferta e garantia da Educação Especial via AEE? Para responder a essa inquietação, foi realizado um estudo teórico em autores, como: Alcoba (2008), Mantoan e Santos (2010), Siluk, Pozobon e Pavão (2014), Pereira e Chahini (2018), entre outros, associado a uma pesquisa exploratória na qual foram entrevistados o coordenador de núcleo, o psicólogo, o intérprete de Libras e o professor de apoio de dois núcleos locais da UEG, além de 06 (seis) professores regentes. Também foi realizada uma análise do regulamento desses dois núcleos. Os resultados revelam que os núcleos locais pesquisados desenvolvem um trabalho que indica o funcionamento do AEE, porém, precisam ser ampliados em suas infraestruturas, recursos pedagógicos, de acessibilidade e humanos, além de aperfeiçoados em alguns serviços que oferecem a fim de aprimorar a sua oferta.
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