Um relato de uma intervenção didático-pedagógica com professoras de língua portuguesa em Moreno, Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723825582024486

Palavras-chave:

leitura, ensino médio, língua portuguesa, formação de professores

Resumo

O objetivo deste artigo é divulgar o resultado de uma intervenção didático-pedagógica realizada com três professoras de língua portuguesa do ensino médio. Para isso, partimos das necessidades e dificuldades apresentadas pelas professoras, que atuam em uma escola estadual, localizada no município de Moreno, estado de Pernambuco, com relação ao ensino da leitura em sala de aula. Quanto aos pressupostos teóricos, este estudo fundamenta-se na concepção interacionista da leitura (Koch; Elias, 2018), nos estudos de Menegassi (1995) sobre as etapas do processo de leitura e Solé (1998), quanto às estratégias de trabalho com a leitura. Os aspectos metodológicos configuram-se por ser uma pesquisa-ação (Engel, 2000; Franco, 2005; Tripp, 2005) de cunho qualitativo (Gil, 2022, 2008). O instrumento de coleta de dados ocorreu por meio do grupo focal (Gatti, 2005). Como resultado final, oportunizamos às participantes o aperfeiçoamento do ensino da leitura nas turmas para as quais lecionam a língua portuguesa no ensino médio.

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Biografia do Autor

Massilon Fragoso de Freitas , Secretaria de Educação de Pernambuco

Mestre em Educação pela Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte (UPE). É Professor de Língua Portuguesa do Quadro Próprio do Magistério da Secretária de Educação (SEE) de Pernambuco. Atualmente desempenha a Função de Gestor Escolar e Educador de Apoio.

 

 

 

Jonathas de Paula Chaguri, Universidade de Pernambuco

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É Professor Adjunto no Curso de Pedagogia e Professor Permanente no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte (UPE). Atualmente desenvolve trabalhos nas áreas de ensino-aprendizagem de línguas, formação de professores de línguas, produção didático-pedagógica, historiografia da educação pública e intelectuais. 

 

 

 

 

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Publicado

2024-07-29

Como Citar

FREITAS , Massilon Fragoso de; CHAGURI, Jonathas de Paula. Um relato de uma intervenção didático-pedagógica com professoras de língua portuguesa em Moreno, Pernambuco. Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 58, p. 486–516, 2024. DOI: 10.5965/1984723825582024486. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/23837. Acesso em: 30 out. 2024.