O custo de uma educação para a democracia
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723824542023032Palavras-chave:
educação de qualidade, financiamento da educação, custo aluno qualidadeResumo
Este artigo parte da convicção de que há uma relação intrínseca entre educação e democracia e mostra, com base em dados oficiais, como, no Brasil, o acesso à educação, em especial, aos níveis mais elevados do ensino com garantia de aprendizagem, é um direito negado a muitos brasileiros. Mais do que isso, ele é negado, particularmente àquelas crianças, jovens e adultos pertencentes às famílias mais pobres, ou que vivem no campo, ou que compõem a população negra, condições que, normalmente se agregam numa mesma pessoa. O texto também problematiza a noção de que basta mais educação, qualquer uma, ou de que basta ampliar a escolaridade média da população para o país dar o sonhado passo rumo a uma democracia substantiva, inclusiva e imune a golpes. Somente uma perspectiva ampla de educação, que vá além da mera preparação para os testes padronizados, da disputa pelo maior IDEB, uma educação de perspectiva freiriana, pode fazer a diferença na formação do povo de um país. Por fim, faz uma discussão do modelo de gestão adequado e da demanda de recursos para uma educação pública de qualidade numa perspectiva democrática.
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