Destinatários da Provinha Brasil: crianças e professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723824542023326

Palavras-chave:

alfabetização, avaliação da alfabetização, crianças, professores

Resumo

Este artigo tem por finalidade central discutir como os destinatários da Provinha Brasil estão inscritos nos documentos que compõem esse programa, por meio da análise de textos do programa dirigidos para as crianças, os professores e as equipes escolares. Constitui-se como uma pesquisa documental, cujo corpus analítico são os cadernos que compuseram o kit da Provinha Brasil, referentes à língua portuguesa, no período de 2008 a 2012. Toma como referencial teórico conceitos elaborados por Mikhail Bakhtin e conclui que o programa restringe a autonomia dos sujeitos que participam efetivamente da educação escolar no país, principalmente crianças e professores.

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Publicado

2023-03-20

Como Citar

ENDLICH, Ana Paula Rocha; GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. Destinatários da Provinha Brasil: crianças e professores. Revista Linhas, Florianópolis, v. 24, n. 54, p. 326–347, 2023. DOI: 10.5965/1984723824542023326. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/23385. Acesso em: 16 nov. 2024.