ARQUITETURA MODERNA E ESPAÇOS MODELARES PARA AS PRÁTICAS ESPORTIVAS EM AMBIENTE ESCOLAR: o exemplo do Colégio Estadual do Paraná (Curitiba, 1943-1950) <EM> MODERN ARCHITECTURE AND MODEL SPACES FOR PRACTICING SPORTS IN SCHOOL ENVIRONMENT </EM>

Autores

  • Marcus Levy Albino Bencostta UFPR
  • Ana Paula Pupo Correia UFPR

Resumo

O presente artigo é uma análise da linguagem arquitetural na construção de espaços modelares à educação da prática esportiva. O exemplo que utilizaremos é o da morfologia do Colégio Estadual do Paraná na época de inauguração de seu novo prédio, em 1950. Dentre os destaques de sua sintaxe arquitetural chamam atenção os espaços destinados às práticas esportivas, representados aqui por seu complexo esportivo composto por ginásio coberto, campo de futebol, pista de atletismo olímpica, canchas de vôlei e de basquete, caixas de salto em distância e salto com vara, piscinas, vestiários para ambos os sexos e arquibancadas para o público em geral. Para a análise dessa linguagem utilizamos fontes localizadas em diversos arquivos públicos e particulares, tais como fotografias, plantas arquitetônicas, desenhos, legislação e os discursos da grande imprensa. A riqueza desse repertório de documentos nos instigou a propor interpretações acerca da conjugação de uma gramática espacial escolar sintonizada com a linguagem proposta pela arquitetura moderna da segunda metade do século XX. Palavras-chave: História da Educação. Arquitetura Escolar. Cultura Material Escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-06-22

Como Citar

LEVY ALBINO BENCOSTTA, Marcus; CORREIA, Ana Paula Pupo. ARQUITETURA MODERNA E ESPAÇOS MODELARES PARA AS PRÁTICAS ESPORTIVAS EM AMBIENTE ESCOLAR: o exemplo do Colégio Estadual do Paraná (Curitiba, 1943-1950) <EM> MODERN ARCHITECTURE AND MODEL SPACES FOR PRACTICING SPORTS IN SCHOOL ENVIRONMENT </EM>. Revista Linhas, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 95–110, 2011. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2276. Acesso em: 28 mar. 2024.