“Muda-se tudo para que tudo permaneça como está”: a participação da estratégia democrático-popular na contrarreforma da educação superior

Autores

  • Allan Kenji Seki UNICAMP
  • Fernando Santos UFJ

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723823522022162

Palavras-chave:

greve universitária, greve docente, estratégia democrático-popular, educação na Nova República, contrarreforma da educação superior

Resumo

O trabalho tem como objetivo analisar a contrarreforma da educação superior nos governos da Nova República como meio de entendimento para as raízes da maior mobilização das categorias universitárias federais, em 2012. Parte-se da hipótese de que existiam pelo menos dois grandes determinantes para o caráter longo e combativo daquela mobilização: um longo processo de desintegração das relações e condições de trabalho nas universidades e a política de contrarreforma universitária como um todo. Nesse sentido, perpassamos duas faces dessas políticas, aquelas cuja expressão se dá internamente às instituições públicas e outra, que se manifesta na enorme expansão, concentração e centralização de capitais no ensino privado. Conclui-se que há um forte sentido estratégico na análise conjunta dessas faces, visto que sob o capitalismo, o Estado e suas formas sociais têm enorme capacidade de “mudar algumas coisas para que tudo permaneça como está” e, no centro dessas permanências, identificamos uma política de Estado profundamente antiuniversitária e direcionada na expansão do capital na educação.

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Publicado

2022-08-19

Como Citar

SEKI, Allan Kenji; SANTOS, Fernando. “Muda-se tudo para que tudo permaneça como está”: a participação da estratégia democrático-popular na contrarreforma da educação superior. Revista Linhas, Florianópolis, v. 23, n. 52, p. 162–196, 2022. DOI: 10.5965/1984723823522022162. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/22489. Acesso em: 22 dez. 2024.