Educação e transformação social

Autores

  • Rosa Cañadell Universidade de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723823522022197

Palavras-chave:

neoliberalismo, emancipação, crítica educacional, inovação educacional

Resumo

O modelo neoliberal que está se apoderando da educação precisa, além de privatizar, controlar o que é ensinado nas escolas e para isso está introduzindo, com base na chamada "Inovação Educacional", novas fórmulas de aprendizagem com o objetivo de que o conhecimento, os valores e as atitudes educacionais estejam diretamente a serviço das necessidades das empresas e do próprio sistema. O objetivo final da educação deve ser a emancipação, tanto pessoal e individual, quanto coletiva e social. Nestes tempos de crise de todos os tipos: econômica, social, cultural, ecológica... é mais importante do que nunca que nossos jovens tenham as ferramentas para entender como funciona a sociedade, para se defender e para poder melhorá-la. E para isso, o conhecimento e o saber acumulado pela humanidade são estritamente necessários. Manter os estudantes longe do acesso ao conhecimento significa ter cidadãos sem capacidade crítica, o que os transforma em indivíduos dóceis e fáceis de manipular.

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Publicado

2022-08-19

Como Citar

CAÑADELL, Rosa. Educação e transformação social. Revista Linhas, Florianópolis, v. 23, n. 52, p. 197–216, 2022. DOI: 10.5965/1984723823522022197. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/22486. Acesso em: 22 dez. 2024.