Processos de alfabetização: princípios, políticas e estratégias para a diversidade dos modos de aprender e de ensinar

Autores

  • Elaine Constant Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – Rio de Janeiro/RJ
  • Maria Letícia Cautela de Almeida Machado Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – Rio de Janeiro/RJ
  • Paula da Silva Vidal Cid Lopes Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – Rio de Janeiro/RJ

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723823512022036

Palavras-chave:

alfabetização, diversidade, autoria

Resumo

Um considerável retrocesso às noções mecanicistas de alfabetização pode ser observado através de políticas públicas como, por exemplo, a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e a Política Nacional de Alfabetização (BRASIL, 2019). Entretanto, há estudos consolidados no Brasil, há mais de quarenta anos, que, utilizando-se de referenciais histórico-culturais, destacam a estreita relação entre a cultura e os modos de aprendizagem da leitura e da escrita. Com o objetivo de discutir princípios, políticas e estratégias pedagógicas envolvidos nos processos de alfabetização, o artigo destaca os processos de alfabetização sob vértices que os definem conceitualmente, pedagogicamente e politicamente. Conclui-se que: Os paradigmas contemporâneos de alfabetização consideram as questões didático-pedagógicas sem, com isso, centrar-se em escolhas metodológicas unificadas, pois são privilegiados os modos diferenciados de produção de conceitos em leitura e escrita; Do ponto de vista político-ideológico, a alfabetização requer ações organizadas de resistência às imposições metodológicas, de caráter generalista, que não considerem a docência como atuação construída a partir da autonomia, da autoria e da democratização do ensino.

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Publicado

2022-05-05

Como Citar

CONSTANT, Elaine; MACHADO, Maria Letícia Cautela de Almeida; LOPES, Paula da Silva Vidal Cid. Processos de alfabetização: princípios, políticas e estratégias para a diversidade dos modos de aprender e de ensinar. Revista Linhas, Florianópolis, v. 23, n. 51, p. 36–63, 2022. DOI: 10.5965/1984723823512022036. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/22022. Acesso em: 26 dez. 2024.