Produção de textos multimodais no suporte digital por crianças de escolas públicas: oportunidades, representações e práticas culturais
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723823512022008Palavras-chave:
multimodalidade, cultura digital, produção de textos, semiótica social, infânciaResumo
Este artigo objetiva compreender algumas das condições que podem interferir na produção de textos multimodais por crianças, a partir do seu acesso a dispositivos digitais, de suas práticas culturais de produção de textos nestes ambientes e de algumas representações sobre o que é um texto. As análises se baseiam na semiótica social, em estudos que permitem compreender o protagonismo das crianças na produção e divulgação de textos e suas ações no âmbito da cultura escrita digital. Os dados foram obtidos em pesquisa empírica desenvolvida com crianças de 8, 9 e 10 anos, de duas escolas públicas, com metodologia qualitativa que envolveu entrevistas, observação direta e propostas de produção de textos em ambientes digitais. Os resultados mostram que o processo de produção de textos multimodais dessas crianças é passível de várias limitações como o acesso e qualidade dos dispositivos, valores culturais, controle social dos pais, entre outros. Elas usam mais de um sistema de representação, produzem textos multimodais em ambientes como WhatsApp, TikTok, Instagram e YouTube, utilizam dispositivos digitais para fins de lazer e divertimento, comunicação, criatividade, pesquisa e aprendizagem, mas têm a representação de que texto é o texto verbal escrito, de que a escrita se faz com lápis e papel, revelando dúvidas para classificar textos híbridos. Os sujeitos investigados são atuantes em práticas de produções de textos multimodais, em contexto não escolar, mobilizando a linguagem como forma de expressarem seus gostos e sentimentos, participarem de práticas comunicativas reais, ampliando o escopo de sua atuação sobre o mundo.
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