Jornal Despertar: vestígios de ações em prol do civismo na educação rural em Caxias do Sul/RS (1947-1954)
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723824542023390Palavras-chave:
civismo, educação rural, eventos, imprensa pedagógicaResumo
O objeto de estudo neste artigo é o Jornal Despertar, um dispositivo da cultura material escolar, produzido pela Diretoria de Instrução Pública de Caxias do Sul/RS, durante o período de 1947 a 1954. A pesquisa analisou os exemplares do jornal para identificar evidências que pudessem cooperar para a compreensão sobre o modo como o impresso, associado à promoção de eventos nas localidades rurais, foi usado para a promoção de conteúdos e de representações, que intentavam a difusão de saberes e a disseminação de uma cultura cívica, objetivando forjar condutas, práticas e hábitos exercitados no cotidiano de vida nas áreas rurais. O aporte teórico tem por base a História Cultural e, como metodologia, utilizou-se a análise documental histórica. Os resultados da investigação indicam que o órgão municipal de ensino seguia uma orientação pedagógica influenciada pelas políticas desenvolvidas no período, assemelhando-se ao que era produzido em escolas de outras regiões do país. Também possibilitou identificar que os eventos desenvolvidos no contexto da escola rural Caxiense ratificavam o discurso encontrado no Despertar e, do mesmo modo, eram legitimados pelos textos publicados no impresso, o que pode ter influenciado a adoção de certas práticas pelas comunidades do interior do município de Caxias do Sul.
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