As entrevistas semiestruturadas na pesquisa qualitativa em educação
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723824552023210Palavras-chave:
educação, entrevista semiestruturada, pesquisa qualitativaResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa do tipo bibliográfica, de natureza interpretativa, sobre a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados nas investigações qualitativas na área da educação. A partir de uma revisão teórica nas produções de autores de referência foi possível destacar as características das investigações qualitativas, diferenciar os principais tipos de entrevista e detalhar etapas para o desenho e execução das entrevistas semiestruturadas. Concluiu-se que ao combinar um roteiro com perguntas principais complementadas por outras questões inerentes às circunstâncias em que se estabelece o diálogo, as entrevistas semiestruturadas apresentam maior flexibilidade ao pesquisador e possibilitam que o informante se expresse mais livremente sobre o objeto da investigação. Contudo, sua utilização requer planejamento prévio e preparo do entrevistador para a manutenção de um ambiente que permita interação e profundidade na conversa direcionada que se estabelece com o entrevistado.
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