Letramento digital, multimodalidade e multiletramentos: desafios e caminhos possíveis para a educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723823522022304

Palavras-chave:

letramento digital, multimodalidade, multiletramento, educação

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em debater sobre os conceitos de letramento digital, multimodalidade e multiletramento, destacando desafios e perspectivas para a educação contemporânea. O estudo se caracterizou como pesquisa qualitativa, tipificada como bibliográfica. A pesquisa evidenciou como resultado do estudo teórico diversos desafios a serem superados pelas unidades de ensino no que diz respeito à inserção das tecnologias digitais no espaço escolar e ressaltou que estas podem, também, trazer possibilidades viáveis para o campo educacional. Realçou ainda que o âmbito abordado provoca outras discussões e converge para o encorajamento de pesquisas sobre o uso apropriado das novas tecnologias na dinâmica das aulas. Por isso, enfatizou-se a importância de partir da compreensão sobre letramento digital, multimodalidade e multiletramento para, então, ampliar as concepções sobre o uso das mídias digitais na sala de aula, visto neste estudo como desafio a ser superado, ainda, pela escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1961. (Revogada pela LDB/96, exceto os artigos 6º a 9º).

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996.

BRASIL. Base nacional comum curricular: educação infantil e ensino fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

HARARI, Yuval Noah. Sapiens: uma breve história da humanidade. Tradução de Janaína Marco Antônio. Porto Alegre: L&PM, 2015.

MARCONI, Marina Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MARIA, Circe; Bittencourt, Fernandes. Ensino de história. 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2018. E-book.

MORAN, José Manuel.; MASETTO, Marcos.; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7. ed. São Paulo: Papirus, 2004.

MORAN, JOSÉ. MANUEL.; MASETTO, MARCOS.; BEHRENS, MARILDA. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7. ed. São Paulo: Papirus, 2000.

NOVAIS, Ana Elisa Costa. Leitura nas interfaces gráficas do computador: compreendendo a gramática da interface. 2008. 240 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos, Linguagem e Tecnologia) − Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

OLIVEIRA, Fernanda Karyne; ARANHA, Simone Dália Gusmão. Literatura digital na sala de aula: uma proposta didática com o hiperconto multissemiótico. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 18, n. 2, p. 103-113, 2018.

RIBEIRO, ANA. ELISA. Que futuros redesenhamos? Uma releitura do manifesto da pedagogia dos multiletramentos e seus ecos no Brasil para o século XXI. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 9, p. 1-19, e02011, 2020.

RIBEIRO, ANA. ELISA. Tecnologia digital e ensino: breve histórico e seus elementos para a ação. CEFET-MG. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 19, n. 2, p. 91-111, jul./dez. 2016.

RIBEIRO, ANA. ELISA. Letramento digital: um tema em gêneros efêmeros. Revista Abralin, Belém, v. 8, n. 1, p. 15-38, jan./jun. 2009.

ROJO, R. H. R. Gêneros discursivos do círculo de Bakhtin e multiletramentos. In: ROJO, R. H. R. Escola conectada: os multiletramentos e as TICS. São Paulo: Parábola, 2013.

ROJO, R. H. R.; MOURA, E. Letramentos, mídias, linguagens. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2019. v. 1. 223p.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2007. v. 1. 304 p.

SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002.

XAVIER, A. C. Letramento digital: impactos das tecnologias na aprendizagem da geração Y. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 9, n. 1, p. 3-14, jan./abr. 2011.

Downloads

Publicado

2022-08-19

Como Citar

FREITAS, Fabiana Martins de; RODRIGUES, Jacinta Antônia Duarte Ribeiro. Letramento digital, multimodalidade e multiletramentos: desafios e caminhos possíveis para a educação. Revista Linhas, Florianópolis, v. 23, n. 52, p. 304–323, 2022. DOI: 10.5965/1984723823522022304. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/20940. Acesso em: 22 dez. 2024.