Razões para comemorar: o legado das festas de aniversário da centenária Escola Regional de Merity
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723822502021012Palavras-chave:
Escola Regional de Merity, Armanda Álvaro Alberto, centenário, comemoraçãoResumo
A Escola Regional de Merity, criada em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, por Armanda Álvaro Alberto – educadora, feminista e militante política – chega ao seu centésimo aniversário cercada de homenagens. Partindo da compreensão de que comemorar envolve refletir sobre o passado, interrogar o presente e projetar o futuro, o presente texto se volta para as festas de aniversário da escola, registradas em fotografias, discursos e depoimentos orais, sem perder de vista outras celebrações que implicaram reunir, rememorar, ensinar. Por fim, levanta os sentidos que envolvem as comemorações do centenário.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Júlia Lopes. Um maço de cartas. In: ÁLVARO ALBERTO, Armanda. A Escola Regional de Meriti (documentário) 1921-1964.Rio de Janeiro: MEC-INEP-CBPE, 1968. p. 57-62.
ALVARO ALBERTO, Armanda. Uma experiência de escola regional. In: ALVARO ALBERTO, Armanda. A Escola Regional de Meriti (documentário) 1921-1964. Rio de Janeiro: MEC-INEPCBPE, 1968. p. 54-55.
ÁLVARO ALBERTO, Armanda. A Escola Regional de Meriti (documentário) 1921-1964. Rio de Janeiro: MEC-INEP-CBPE, 1968.
BASBAUN, Leôncio. História sincera da República: 1930-1960. São Paulo: Editora Edaglit. Edições L.B., 1962.
BENCOSTTA, Marcus Levy Albino; PEREIRA, Ana Paula Martins. Histórias, cultura e sociabilidades: representações e imagens das festas escolares (Curitiba, 1903 – 1971). In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, n. 6, 2006. Uberlândia, [Anais]. Uberlândia: editora, 2006. p. 3857-3868.
CAPISTRANO, H. Alma feminina. A Notícia, cidade, p. xx-xx, 25 out. 1924.
GALLEGO, Rita de Cassia e CANDIDO, Renata Marcílio. Uma discussão sobre os sentidos da integração de feriados, festas e comemorações cívicas no calendário das escolas primárias paulistas (1890-1930). Educação em Revista, Natal, v. 31, n. 2, p. 17-36, 2015.
LEMME, Paschoal. No 40º aniversário de fundação da Escola Regional de Meriti. In: ÁLVARO ALBERTO, Armanda. A Escola Regional de Meriti (documentário) 1921-1964. Rio de Janeiro: MEC-INEP-CBPE, 1968, p. 163-172.
MICHAELLIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. [S.l.]: Melhoramentos, c2021. Disponível em:https://michaelis.uol.com.br/modernoportugues/busca/portuguesbrasileiro/comemorar/. Acesso em: 30 jul. 2021.
MIGNOT, Ana Chrystina. Baú de memórias, bastidores de histórias: o legado pioneiro de Armanda Álvaro Alberto. Bragança Paulista: EDUSF, 2002.
MORAES, Márcia; NASCIMENTO, Maria Lívia. Editorial. Fractal: Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 20, n. 1, p. 1-8, jan./jun. 2008.
MOTTA, Marly Silva da. Em nome da independência, da neutralidade e da competência: os depoimentos de Octavio Gouvêa de Bulhões e de Denio Nogueira. In: FERREIRA, Marieta de Moraes. Entrevistas: abordagens e usos da história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1994. p. 65-78.
NEVES, Margarida de Souza. A educação pela memória. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 1, ano 1, p. 9-15, 2000.
OLIVEIRA, Viviane Alice. A história que se ensina e se aprende nas comemorações escolares em escolas de educação básica em Xinguara – PA: festa junina, dia da independência e dia da consciência negra. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Tocantins, Araguaína, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Linhas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.