Grande Sertão Baixada e as veredas da historiografia da educação local

Autores

  • Amália Cristina Dias da Rocha Bezerra Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Angélica Borges Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Marcos Cesar de Oliveira Pinheiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723822502021029

Palavras-chave:

Escola Regional de Meriti, Baixada Fluminense, história da educação, história local

Resumo

O presente artigo pretende demonstrar como a emergência dos estudos acadêmicos sobre a Escola Regional de Meriti instituiu uma vereda para a escrita da história local da educação da Baixada Fluminense. Apresentamos, por meio de um levantamento bibliográfico, como nas últimas décadas o campo de estudos de história da educação na Baixada se expandiu, havendo uma abertura para outras temáticas, regiões e periodizações e como podemos considerar essas novas veredas no ano de comemorações do centenário de fundação da antiga Escola Regional. Acompanhando a tradição de promover balanços, buscamos afirmar a existência de uma “matéria vertente” para a história da educação do Grande Sertão Baixada, com a intenção de demonstrar a capacidade de inovação epistemológica. A identificação e análise do que foi produzido visa estimular outros desdobramentos analíticos e interpretações no campo, registrar questionamentos, lacunas e indicar aspectos que ainda não foram explorados.

Palavras-chave: Escola Regional de Meriti; Baixada Fluminense; história da educação; história local.

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Publicado

2021-12-10

Como Citar

BEZERRA, Amália Cristina Dias da Rocha; BORGES, Angélica; PINHEIRO, Marcos Cesar de Oliveira. Grande Sertão Baixada e as veredas da historiografia da educação local. Revista Linhas, Florianópolis, v. 22, n. 50, p. 29–58, 2021. DOI: 10.5965/1984723822502021029. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/20799. Acesso em: 25 dez. 2024.