Estágio supervisionado e o ser professor de Filosofia: o que dizem os licenciandos?
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723824542023367Palavras-chave:
educação, ensino de Filosofia, formação de professores, estágio supervisionado em FilosofiaResumo
O objetivo deste artigo foi compreender como licenciandos do curso de Filosofia percebem a relevância do estágio supervisionado na sua formação como futuros professores de Filosofia. A pesquisa foi de natureza qualitativa e os dados, coletados em entrevistas realizadas com 17 licenciandos, foram organizados e analisados mediante a análise de conteúdo. Foram identificadas cinco categorias: representações sobre o estágio supervisionado; representações sobre Filosofia; motivação para cursar Filosofia; experiência com a Filosofia no Ensino Médio; aula de Filosofia como experiência filosófica. Os resultados evidenciam que as percepções sobre o estágio supervisionado e o ser professor de Filosofia ancoram-se nas representações que os licenciandos constroem sobre a Filosofia e o estágio em si, bem como na motivação para a escolha do curso e na experiência com a disciplina no Ensino Médio. Há, ainda, indícios da vivência da aula de Filosofia como experiência filosófica durante a formação dos estudantes pesquisados.
Downloads
Referências
ALVES, Francione Charapa; LIMA, Miguel Junior Zacarias; NASCIMENTO, Ana Maria do. Aprendizagens adquiridas no estágio em ensino de filosofia: concepções de licenciandos. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 3, p. 30785-307999, mar. 2021.
BROOKS, Rachel; RIELE, Kitty te; MAGUIRE, Meg. Ética e pesquisa em educação. Tradução Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2017.
CARNEIRO, Stania Nagila Vasconcelos; SILVA, Elisângela André da. O estágio supervisionado na formação do professor de filosofia. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, p. 1-18, 2020.
CARRILHO, Manuel Maria. O que é filosofia. Coimbra: Quimera Editores, 2001.
CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? São Paulo: Editora 34, 2010.
ESTEBAN, M. Paz Sandín. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.
GABRIEL, Fábio. A aula de filosofia enquanto experiência filosófica: possibilitar ao estudante de filosofia ‘criar conceitos’ e ou ‘avaliar o valor dos valores’. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2017.
MENDES, Ademir Aparecido Pinhelli. Didática e metodologia do ensino de filosofia no ensino médio. Curitiba: Intersaberes, 2017.
MORAES; Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora da Unijuí, 2011.
NIETZSCHE, Friedrich. Obras incompletas. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
PARANÁ. Diretrizes curriculares da educação básica: filosofia. Curitiba: Secretaria de Educação, 2008. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_filo.pdf. Acesso em: 20 maio 2021.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Linhas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.