Os rastros das táticas – análise da movimentação funcional de um professor catarinense (décadas de 1910 - 1920)
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723821462020333Resumo
O presente artigo tematiza as manobras protagonizadas pelo professor primário Alberto Voigt na tentativa de reabrir sua escola, fechada em meio a iniciativas de nacionalização do ensino catarinense. Para tanto, foi organizada série documental composta por relatórios de governo, periódicos e ofícios expedidos pela Diretoria Geral de Instrução Pública, então dirigida por Henrique da Silva Fontes. Interessou inventariar as práticas do docente, entendendo-as como táticas lançadas em meio a um quadro de crescente burocratização da instrução e da docência. São então utilizadas as categorias de estratégias e táticas tais quais propostas por Michel de Certeau (2009). A análise do caso do professor Voigt faz também pensar o recrudescimento de mecanismos de seleção e recrutamento de professores em meio a um quadro de progressiva nacionalização da instrução catarinense (CAMPOS, 2008; 2006; FIORI, 1975; MOREIRA, 1954). Este artigo, por fim, estabelece uma relação entre esse processo nacionalizador a um maior controle e funcionarização (NÓVOA, 1997) da docência, ligando esses movimentos ao crescente aparelhamento de quadros de gerenciamento burocrático da instrução.
Palavras-chave: Educação e Estado - Santa Catarina - História. Burocracia. Professores. Educação - História.
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