Classe e racismo na formação social brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723821462020204Resumo
O objetivo deste artigo é discutir introdutoriamente a intrínseca relação entre classe e raça na formação do povo trabalhador brasileiro. Para isso, abordaremos aspectos concernentes à figura do negro como escravo e, posteriormente, como trabalhador assalariado. Destacaremos questões que consideramos fundamentais para o entendimento do conceito de classe, entendendo que para essa discussão, na especificidade brasileira, a análise do racismo torna-se imprescindível para não cometermos equívocos no estudo da sociedade de classes.
Palavras-chave: Trabalho. Classes sociais. Racismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.