Contribuição ao estudo da obra de Lukács sobre os problemas da ideologia e estranhamento no sistema de manipulação do capitalismo nas décadas de 1950/60
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723821462020173Resumo
Este artigo pretende apresentar alguns aspectos gerais sobre a análise de Lukács sobre os novos fenômenos do estranhamento e sua articulação com os mecanismos econômicos e ideológicos do sistema refinado de manipulação do capitalismo nas décadas de 1950 e 1960. Acreditamos que o estudo sobre a fisionomia destes novos estranhamentos podem contribuir na pesquisa sobre a decadência cultura e ideológica do capitalismo, principalmente, com o retorno do irracionalismo moderno nas manifestações espontâneas da massa trabalhadora nos países de capitalismo avançado, tais como, EUA, Inglaterra e França, assim como, nos países de capitalismo dependente na América Latina.
Palavras-chave: Ideologia. Estranhamento. Manipulação capitalista.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.