Narrativas sobre avaliação e Design Universal no ensino superior do estado do Ceará, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723821452020341

Resumo

Este estudo pretende apresentar as narrativas acerca da avaliação e design universal de aprendizagem com base na percepção dos discentes do curso de graduação em Pedagogia na modalidade semipresencial de uma instituição pública, nas cidades de Beberibe, Brejo Santo, Caucaia, Itapipoca, Orós, Sobral e Russas, do estado do Ceará. Quanto ao aspecto metodológico, a investigação desenvolvida corresponde a uma pesquisa descritiva, estudo de caso com abordagem qualitativa aplicada a 110 (cento e dez) acadêmicos da referida instituição. A análise qualitativa foi realizada com o apoio do Atlas.ti.8, com vistas a entender as narrativas provenientes dos discentes para a compreensão de um novo design para avaliação, para o ensino e para aprendizagem, além de permitir identificar os desafios, limites e contribuições do Design Universal para Aprendizagem (UDL). Os resultados evidenciaram efetivas contribuições do modelo UDL para aprendizagem, para o desenvolvimento da autonomia, acessibilidade e rompimento de barreiras metodológicas no contexto educativo, tornando-o mais democrático e participativo.

Palavras-chave: Avaliação educacional. Design universal. Educação superior

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Martins Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Departamento de Fundamentos da Educação (DFE)

Faculdade de Educação (FACED/UFC)

Maria Lucijane Gomes de Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Programa de Pós-graduação em Educação

Downloads

Publicado

2020-05-04

Como Citar

LIMA, Marcos Antonio Martins; OLIVEIRA, Maria Lucijane Gomes de. Narrativas sobre avaliação e Design Universal no ensino superior do estado do Ceará, Brasil. Revista Linhas, Florianópolis, v. 21, n. 45, p. 341–362, 2020. DOI: 10.5965/1984723821452020341. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821452020341. Acesso em: 19 nov. 2024.