O corpo produtivo em destaque: preâmbulos sobre educação, trabalho, identidade e mal-estar docente
Resumo
Este artigo tem como escopo ‘refletir e problematizar sobre as relações entre trabalho, identidade e mal-estar docente no contexto da Educação Básica’. O intuito é pensar essa problemática no âmbito das memórias de desencanto e esperança presentes nas narrativas de professores do passado e do presente da região Oeste de Santa Catarina. A pergunta-problema que norteia o artigo é: em que medida trabalho, mal-estar docente e identidade se amalgamam no cotidiano das práticas pedagógicas? No ponto de vista epistemológico e teórico-metodológico, privilegiamos alguns pressupostos, categorias e leis do materialismo histórico-dialético. No ponto de vista da abordagem metodológica, o artigo faz incursões teórico-empíricas, revisitando os dados brutos do livro Entre esperanças e utopias na Educação Básica: histórias de vida e experiências docentes, organizado pelo Grupo de Estudos do Parfor. Além desses dados, foram feitas algumas entrevistas complementares, com vista a atualizar e precisar os dados acerca do problema de pesquisa. As conclusões provisórias e ‘achados’ da pesquisa sinalizam para um processo formativo de caráter mais crítico, transformador e revolucionário, para além da lógica do capital. Num sentido propositivo, evidenciamos lutas, tarefas e desafios a serem encarados pelos movimentos sindicais e movimentos sociais, no sentido de, mesmo num quadro adverso de destruição da democracia, continuar as lutas em prol de uma educação pública de qualidade, subvertendo as políticas educacionais atuais que continuam construindo uma identidade alienada dos docentes nas escolas e fora delas.
Palavras-chave: Educação. Trabalho. Mal-Estar Docente. Identidade. Narrativas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.