Contribuições de ações de formação contínua para a (trans)formação de professores universitários
Resumo
A partir do entendimento de que a docência é uma profissão marcada por ambiguidades e singularidades que a distinguem como uma profissão complexa, a finalidade precípua desse artigo é compreender o processo de formação contínua de professores universitários em contexto de trabalho. Apoiadas nessa premissa, questionamos: as ações de formação contínua contribuem para a (trans)formação e a prática pedagógica de professores universitários? Apresentamos nossas interpretações oriundas de uma pesquisa realizada em estágio pós-doutoral, a qual nos permitiu compreender a repercussão de ações formativas realizadas em contexto de trabalho de professores universitários. Os sujeitos da pesquisa são professores que atuam em diversas áreas do conhecimento na Universidade Federal de Uberlândia – UFU/MG, e participaram de ações formativas na instituição, realizadas no período de 2013 a 2017. A análise qualitativa dos dados obtidos, a partir da interlocução com os professores, indicou que a docência é uma atividade complexa e exige formação permanente, específica, comprometida com singulares condições de exercício do magistério e, nesse sentido, consideramos que as ações formativas promoveram reflexões significativas para que eles compreendessem os processos de desenvolvimento profissional docente, indicando também que a formação contínua poderá incidir na qualidade de suas práticas. Consideramos necessária a constituição de uma política institucional na UFU que tenha como princípio a formação permanente, colaborativa, constituída no exercício cotidiano do trabalho docente, planejada e realizada de acordo com as necessidades formativas dos professores.
Palavras-chave: Formação Permanente. Desenvolvimento Profissional. Ações Formativas. Docência Universitária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.