Docência no Ensino Superior: a alternativa da formação entre pares

Autores

  • Maria Isabel da Cunha
  • Rozane da Silveira Alves

Resumo

A docência no ensino superior tem sido objeto de estudos e pesquisas. Partindo do pressuposto de que a formação é uma condição permanente na profissão docente, muitas possibilidades têm sido teorizadas e vivenciadas para tal objetivo. Além das clássicas propostas de cursos e seminários, outras alternativas vêm sendo construídas, na procura de maior efetividade no alcance dos seus objetivos. Entre as modalidades está a formação em serviço, que pressupõe mobilizar os docentes a partir das suas experiências e interesses profissionais. Nesse contexto, vem sendo compreendida a formação entre pares, em que há troca de saberes entre uma comunidade de prática, que potencializa a socialização das experiências entre colegas de trabalho. Pode incluir a docência partilhada ou o uso de estratégias que assegurem as trocas entre os participantes da profissão. Descreve-se no artigo um dispositivo para alcançar saberes na área das tecnologias digitais registrando-se uma possível metodologia e apontando a importância do engajamento institucional.

Palavras-chave Ensino Superior. Formação de Professores. Tecnologias Educacionais.

 

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Publicado

2019-05-30

Como Citar

DA CUNHA, Maria Isabel; ALVES, Rozane da Silveira. Docência no Ensino Superior: a alternativa da formação entre pares. Revista Linhas, Florianópolis, v. 20, n. 43, p. 10–20, 2019. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019010. Acesso em: 22 dez. 2024.