O núcleo de estudos afro-brasileiros da Universidade Federal do Paraná (NEAB-UFPR) como espaço de formação continuada: as produções monográficas sobre educação infantil
Resumo
Este artigo apresenta uma análise dos trabalhos monográficos realizados pelos concluintes dos cursos de especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais, ofertados entre 2011 e 2014 pelo Núcleo de Estudo Afro-Brasileiro da Universidade Federal do Paraná (NEAB-UFPR), cujos temas de pesquisa foram relacionados com a Educação Infantil. Foram selecionados oito trabalhos, que abordaram literatura infantil, implementação do Art. 26 da Lei nº 9.394/96 em municípios paranaenses, história e cultura afro-brasileira e religião de matriz africana. As pesquisas evidenciaram dados positivos quanto ao trabalho da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) na Educação Infantil. Outro aspecto apontado pelas pesquisas foi a necessidade de mais discussão sobre a temática da ERER na formação das professoras de Educação Infantil, bem como nas políticas educacionais municipais.
Palavras-chave: Educação de Crianças. Universidade Federal do Paraná - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros. Relações Raciais. Professores-Formação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.