Avaliação da aprendizagem na educação infantil: um estudo exploratório em 125 municípios brasileiros
Resumo
Este artigo visa socializar parte dos resultados advindos da pesquisa realizada por solicitação da Coordenação Geral da Educação Infantil (COEDI)/Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), com apoio da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que buscou verificar se as orientações federais relativas à avaliação da aprendizagem das crianças expressas na legislação vigente e documentos normativos da área são compreendidas, implementadas e utilizadas pelas redes municipais de educação infantil e suficientes para garantir que a avaliação ocorra de forma alinhada aos fins e objetivos da educação infantil. Para tal, foram mapeadas iniciativas municipais de avaliação da aprendizagem das crianças matriculadas na educação infantil e no primeiro ano do ensino fundamental de 125 municípios brasileiros, distribuídos em 22 estados, com vistas a melhor compreender no que consistem essas iniciativas e, assim, fomentar o debate na área. Os dados analisados, provenientes de um survey respondido por mais de 200 conselheiros e/ou dirigentes municipais de educação, e também da análise de 23 instrumentos avaliativos, apontam que há ainda um longo caminho a ser percorrido na construção e consolidação de uma avaliação de aprendizagem na educação infantil na perspectiva da garantia dos direitos fundamentais das crianças.
Palavras-chave: Educação Infantil. Avaliação da Aprendizagem. Avaliação de Crianças. Educação de Crianças. Avaliação Educacional. Aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.