As rotinas: de hábitos estéreis a ações férteis
Resumo
A jornada educativa das crianças pequenas (de 0 a 6 anos) é caracterizada por experiências que se repetem regularmente ao longo do tempo: lavar-se, comer, descansar... Chamamos esses momentos de rotina porque se repetem no tempo e na sua maneira de se desenvolver. As rotinas podem ser vividas como hábitos estéreis, mas também como ações férteis, como repetições simples ou como momentos de enriquecimento e cuidado. Neste segundo caso, com crianças mais velhas, é necessário repensar a organização das rotinas para ser – na pré-escola como na creche - uma experiência de enriquecimento pessoal e cidadania ativa.
Palavras-chave: Cotidiano. Educação Infantil. Cuidado. Cidadania Ativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.