O que são centros de documentação? O caso do Centro de Documentação do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação
Resumo
Este artigo faz uma reflexão teórica acerca de quatro tipos de instituições de memória: arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação, trazendo suas similaridades e suas diferenças, buscando entender o que diferencia o último das demais. Para isso, utiliza autores como Bellotto (2000) e Tessitore (2003). O artigo aborda, ainda, a constituição do Centro de Documentação do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação – CEDOC-CEIHE – vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (RS), com importante atuação na preservação de patrimônio documental referente à História da Educação em Pelotas e região circunvizinha. Dessa forma, o presente trabalho estrutura-se da seguinte maneira: primeiramente uma discussão teórica acerca dos quatro tipos de instituições de memória e, na sequência, aborda-se o CEDOC-CEIHE, relacionando com a teoria explicitada no tópico anterior e por fim, alguns aspectos conclusivos da pesquisa.
Palavras-chave: Instituições de Memória. Arquivos. Centro de Documentação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.