Jovens e juventudes em contextos rurais: produções científicas da pós-graduação brasileira (2010-2015)
Resumo
O artigo objetivou mapear as dissertações de mestrado e teses de doutorado brasileiras sobre Jovens e Juventude com foco na Juventude Rural dos últimos cinco anos. Com o intuito de estabelecer um panorama do “estado da arte” nesse campo de investigação, utilizou-se o Banco de Teses da Capes. A partir da etapa de rastreamento das produções científicas defendidas entre os anos de 2010 e 2015, encontrou-se um total de 319 registros ao considerar as palavras-chave Jovem(s) e Juventude(s). Desconsiderando os trabalhos repetidos na primeira filtragem, encontraram-se 272 registros, que se concentram nos anos de 2011 e 2012. A partir dessa etapa, os trabalhos foram separados pelos contextos (rurais e urbanos), sendo encontrados 73 registros de produções científicas voltadas ao tema central deste artigo, a juventude rural. Percebeu-se que a maioria dos registros está alocada em Programas de Pós-graduação em Educação, mantendo em concordância a educação como temática em destaque nas produções acerca da juventude. Acompanhando o número de registros por universidades, verificou-se a concentração da produção acadêmica nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul do país.
Palavras-chave: Juventude Rural. Juventude. Pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.