Literatura infantil no 1º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Sandra Danieli Werlang rede municipal de ensino de São Leopoldo
  • Flávia Brocchetto Ramos Universidade de Caxias do Sul

Resumo

Este artigo analisa processos de alfabetização e letramento em classe de 1º ano do Ensino Fundamental, a partir da interação com a leitura literária. A pesquisa empírica, com enfoque qualitativo, emprega procedimentos da pesquisa-ação e justifica-se em virtude da ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, o que implica iniciar a alfabetização ainda no 1º ano. Estudos de Soares (2001), Gomes (2004) e Ramos (2010) fundamentam teoricamente a investigação. Além de revisão bibliográfica, a investigação constrói e aplica projeto de leitura com obras selecionadas pelo PNBE 2014 e, dessa aplicação, emergem categorias analisadas. Os resultados obtidos revelam que a presença da literatura como fio condutor da prática educativa no 1° ano, o planejamento sistemático, a mediação e a intervenção pontual do docente atuam qualitativamente no processo de aprendizagem dos estudantes, rumo à alfabetização e ao letramento.

Palavras-chave: Leitura. Mediação Literária. PNBE 2014. Aprendizagem.

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Biografia do Autor

Sandra Danieli Werlang, rede municipal de ensino de São Leopoldo

Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul, professora da rede municipal de ensino de São Leopoldo

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Letras (PUCRS), professora da Universidade de Caxias do Sul

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Publicado

2017-07-21

Como Citar

WERLANG, Sandra Danieli; RAMOS, Flávia Brocchetto. Literatura infantil no 1º ano do Ensino Fundamental. Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 37, p. 46–63, 2017. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017046. Acesso em: 14 nov. 2024.