Literatura infantil no 1º ano do Ensino Fundamental
Resumo
Este artigo analisa processos de alfabetização e letramento em classe de 1º ano do Ensino Fundamental, a partir da interação com a leitura literária. A pesquisa empírica, com enfoque qualitativo, emprega procedimentos da pesquisa-ação e justifica-se em virtude da ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, o que implica iniciar a alfabetização ainda no 1º ano. Estudos de Soares (2001), Gomes (2004) e Ramos (2010) fundamentam teoricamente a investigação. Além de revisão bibliográfica, a investigação constrói e aplica projeto de leitura com obras selecionadas pelo PNBE 2014 e, dessa aplicação, emergem categorias analisadas. Os resultados obtidos revelam que a presença da literatura como fio condutor da prática educativa no 1° ano, o planejamento sistemático, a mediação e a intervenção pontual do docente atuam qualitativamente no processo de aprendizagem dos estudantes, rumo à alfabetização e ao letramento.
Palavras-chave: Leitura. Mediação Literária. PNBE 2014. Aprendizagem.
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