Ensino por investigação: concepções dos alunos de licenciatura em Ciências da Natureza acerca da importância de atividades investigativas em espaços não formais
Resumo
O presente artigo discute as concepções de um grupo de futuros professores de Ciências da Natureza, extraídas a partir da realização de uma aula em um espaço não formal de ensino, em uma visita guiada ao Delta do Parnaíba – PI. As atividades propostas foram realizadas sob a luz do ensino por investigação, tendo como aporte os construtos da teoria sociointeracionista de Vygotsky. A metodologia empregada é de cunho qualitativo e teve como intuito a coleta de dados que pudessem conduzir a uma imersão nos valores que estão sendo adquiridos sobre a docência por estes alunos. Os resultados demonstram o perfil do processo de construção identitária em relação aos seus saberes docentes.
Palavras-chave: Ensino por investigação; Espaços não formais; Formação inicial docente; Saberes docentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.